Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TRABALHO ESCRAVO

MDHC integra articulação nacional no combate ao trabalho escravo em iniciativa global da ONU

sexta-feira, 30 de maio de 2025, 13h50

MDHC integra articulação nacional no combate ao trabalho escravo em iniciativa global da ONU

(Imagem: Divulgação)

 

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) integrou esforços na consolidação do Brasil como País Pioneiro na Aliança 8.7, iniciativa das Nações Unidas voltada à aceleração da Meta 8.7 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A meta prevê a erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas até 2025, bem como o fim do trabalho forçado, tráfico de pessoas e escravidão moderna.

 

Acesse o site sistematizado sobre a Aliança 8.7

 

O reconhecimento internacional foi resultado de atuação estratégica interministerial na articulação da rede nacional de combate ao trabalho escravo. Esse esforço colaborativo contribuiu diretamente para a elaboração do documento “Roteiro Estratégico: o Brasil como país pioneiro na Aliança 8.7”, apresentado em dezembro de 2024, em Turim, na Itália, durante o Workshop e a 19ª reunião do Grupo de Coordenação Global da Aliança 8.7.

 

Nos dias seguintes ao evento, o documento recebeu aprovação oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), marcando o reconhecimento do Brasil como País Pioneiro — título conferido às nações que se comprometem a implementar ações concretas, coordenadas e inovadoras para enfrentar as violações de direitos humanos relacionadas ao trabalho forçado e à exploração.

 

 

Participação do MDHC

 

O processo de elaboração do roteiro também contou com a participação ativa da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão colegiado vinculado ao MDHC. A CONATRAE exerce papel fundamental na formulação, articulação e monitoramento de políticas públicas para prevenir e erradicar o trabalho escravo no país, reunindo representantes de diversos ministérios, entidades da sociedade civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, entre outros.

 

Confira o comunicado oficial do Governo Federal

 

A presidência da CONATRAE é exercida pelo MDHC, que integrou o processo de consulta para a construção do roteiro estratégico, promovendo a escuta de representantes do governo, organizações da sociedade civil, setor produtivo e organismos internacionais.

 

 

Compromissos do Brasil

 

O Roteiro Estratégico estabelece as diretrizes e ações que guiarão a atuação do país na Aliança 8.7. Entre os compromissos assumidos, destacam-se:

 

-> Reforço dos Grupos Especiais de Fiscalização Móvel (GEFM);

-> Elaboração do IV Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil;

-> Atualização do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo;

-> Estabelecimento de fluxos nacionais de atendimento às vítimas;

-> Promoção de campanhas nacionais de conscientização;

-> Monitoramento contínuo com relatórios periódicos à ONU.

 

 

Texto: E.G.

Edição: F.T.

Atendimento exclusivo à imprensa:

imprensa@mdh.gov.br

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538


topo