MPPE: Coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa participa de audiência pública sobre candidatura do Brasil para sediar a Terceira Assembleia Mundial sobre Envelhecimento
quarta-feira, 14 de abril de 2021, 16h25
12/04/2021 - Na última sexta-feira (9), a coordenadora da Caravana do Idoso do MPPE, a procuradora de Justiça Yélena Araújo, participou da audiência pública realizada virtualmente pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados para debater a candidatura do Brasil para sediar a terceira Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, Previsto para ocorrer em 2022, o evento da Organização das Nações Unidas (ONU) é realizado a cada 20 anos.
“O Brasil é um país de relevância econômica mundial e regional, integra o Brics e o Mercosul. Temos uma diplomacia respeitada e profissional e os números da população legítima a candidatura. Além disso, as particularidades do nosso envelhecimento nos qualificam a contribuir nas discussões, até porque os documentos lá elaborados também servirão para balizar as políticas públicas brasileira”, comentou a procuradora Yélena Araújo.
Diante da proposta de candidatura de Porto Alegre para sede da terceira Assembleia Mundial (as duas primeiras ocorreram em Viena, na Áustria, em 1982, e em Madri, na Espanha, em 2002) e da atual crise sanitária mundial, a procuradora destacou que, embora as dificuldades sejam imensas, não seria algo impossível de alcançar. “Eu acho importante se organizar e lutar. Podemos criar vários grupos de trabalho com esse propósito mesmo porque, caso não conseguíssemos, ao menos deixaríamos um grande legado”, disse Yélena Araújo.
O debate, solicitado pelo deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), contou ainda com a participação: da ministra das Mulheres, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves; do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Antônio Costa; do presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, Alexandre Kalache; da médica geriatra Karla Giacomin; o vereador da Câmara Municipal de Porto Alegre Alvoni Medina; e do coordenador-geral do Comitê Organizador do IV Fórum Social Mundial da População Idosa, Lélio Luzardi Falcão.
FONTE: MPPE