Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIV. Homem é condenado por dar "coronhada" e atirar no padrasto idoso em Cuiabá

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, 14h29

 

A Justiça de Mato Grosso condenou Eliabe Prates Boa Sorte por agressão, ameaça e disparo de arma de fogo contra o padrasto, um homem de 64 anos. A decisão é da 14ª Vara Criminal de Cuiabá e foi publicada nesta quarta-feira (10).

 

O processo aponta dois episódios diferentes, ambos em meio a conflitos familiares relacionados a questões patrimoniais. O primeiro ocorreu em fevereiro deste ano, quando a vítima relatou ter sido atingida na cabeça com a coronha de uma arma de fogo. Na ocasião, chegou a mentir na unidade de saúde, dizendo ter caído, por medo de prejudicar o enteado e a mãe dele.

 

O segundo episódio foi registrado em março. Segundo os autos, Eliabe disparou uma pistola calibre 9 mm em direção ao veículo do padrasto, atingindo o retrovisor e o vidro da porta. A vítima também relatou ter recebido ameaças de morte que envolveram toda a família.

 

O testemunho da mãe do réu, que é esposa da vítima, foi dispensado por considerar que ela estava em "situação sensível".

 

Durante o julgamento, o réu ficou calado diante das perguntas da acusação, mas respondeu à defesa e negou intenção de matar. O Ministério Público pediu a desclassificação do crime de tentativa de homicídio para lesão corporal, entendendo que não havia elementos suficientes para enviar o caso ao Tribunal do Júri. A defesa concordou.

 

O juiz acolheu o pedido e enquadrou a conduta como disparo de arma de fogo em via pública. Eliabe também foi condenado pelos crimes de lesão corporal e ameaça.

 

Somadas as penas, o réu deverá cumprir 3 anos e 6 meses de reclusão e 1 ano e 2 meses de detenção em regime semiaberto. A sentença também fixou pagamento mínimo de R$ 5 mil à vítima, valor que será corrigido.

 

As medidas cautelares impostas em junho de 2025 seguem válidas até o fim do processo.

 

FONTE: MIDIAJUR


topo