TJPB. Nova ferramenta no PJe Visão+ garante rapidez em processos prioritários de pessoas idosas
segunda-feira, 28 de julho de 2025, 12h49
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) agora dispõe de uma nova ferramenta que garante mais celeridade aos processos envolvendo pessoas idosas. A novidade consiste em um painel que permite às unidades judiciárias visualizarem, de forma centralizada, todos os processos com prioridade legal por idade, ou seja, envolvendo partes com 60 anos ou mais.
A nova funcionalidade foi implementada no sistema PJe Visão+ por meio de uma iniciativa do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa, que tem como coordenador o vice-presidente do TJPB, desembargador João Batista Barbosa, e foi desenvolvida em um trabalho conjunto da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) e Diretoria de Governança e Gestão Estratégica (Digov).
Desembargador João Batista
Com essa ferramenta, as varas podem localizar rapidamente os processos de idosos, garantindo maior eficiência no cumprimento do prazo de 15 meses estabelecido pela resolução 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para decisões em sentenças nesses casos. A nova funcionalidade reforça o compromisso do Tribunal de Justiça da Paraíba com uma justiça mais ágil e humanizada.
“O PJe Visão+ é uma ferramenta estratégica de gestão das unidades judiciárias, pois permite aos magistrados identificar os processos que compõem seu acervo e adotarem métodos de trabalho que contribuam para uma melhor prestação jurisdicional, e agora, com o painel de prioridades, será possível acompanhar o tempo de julgamento das ações que tenham pessoas idosas como partes ou interessadas”, esclareceu a juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, coordenadora adjunta do Comitê.
Juíza Silmary Alves
“O Comitê de Atenção à Pessoa Idosa agradece todo empenho da Ditec, através de seu Diretor, Daniel Melo, que agilizou essa ferramenta, compreendendo a importância desse acompanhamento para melhoria da celeridade processual”, finalizou a magistrada.
Fonte: TJPB