TJDFT. Aumento de denúncias sobre violência contra idosos é destaque no site G1DF
quarta-feira, 23 de julho de 2025, 12h37
Nesta quarta-feira, 23/7, o portal G1 DF, da Globo, noticiou que, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a violência contra idosos acontece todos os dias no DF e destaca que o número de registros aumentou. Leia a íntegra da matéria.
Desde janeiro deste ano, o MDHC recebeu mais de 2 mil denúncias de violência contra a pessoa idoso no DF, o que significa uma media de 10 denúncias por dia na capital em 2025, apenas nos canais oficiais do ministério. Dados apontam que houve um aumento de 68% no número de denúncias, de 2022 para 2024 (7.693 para 12.932).
A juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa, Monize Marques, afirmou na matéria que “infelizmente, a violência contra a pessoa idosa permanece normalizada no contexto doméstico. Retirar a autonomia da pessoa idosa, sob pretexto de cuidado, é abrir as portas para a violência." E acrescentou que "qualquer ação ou omissão que traga fragilidade, infantilização, mutismo, afastamento, humilhação, é violência e precisa ser enfrentada. A sociedade precisa se sensibilizar a respeito do tema, sobretudo em face do envelhecimento populacional”.
Fonte: http://TJDFT