TJPI. TJPI realiza audiência pública para construção de metas voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa
quarta-feira, 16 de julho de 2025, 14h40
Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), por meio da Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES),em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional Piauí, promoverá, no próximo dia 22 de julho, uma audiência pública com foco na promoção e proteção dos direitos da pessoa idosa. O evento acontecerá das 9h às 12h, no Auditório do Pleno do Palácio da Justiça, em Teresina.
A iniciativa faz parte do compromisso institucional de fortalecer políticas voltadas à pessoa idosa, alinhando o TJPI às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e antecipando a construção das Metas Nacionais para o Ano de 2026. O tema central da audiência será “Promover os Direitos dos Idosos”, destacando a importância de garantir celeridade e efetividade na tramitação de processos relacionados a essa parcela da população.
O presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, destaca que o evento é mais um passo para consolidar a atuação do Judiciário piauiense como referência. “Queremos construir, de forma participativa, metas que realmente atendam às necessidades da sociedade, reforçando nosso compromisso com a dignidade e a valorização da pessoa idosa”, enfatizou.
A audiência reunirá magistrados, servidores, representantes da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias especializadas, conselhos municipal e estadual do idoso, secretarias de assistência social (municipal e estadual), CREAS, instituições de longa permanência, associações, organizações da sociedade civil e comunidade em geral.
“Convidamos todos os advogados e advogadas piauienses, assim como toda a sociedade a participar deste evento de gestão participativa”, destacou o presidente da OAB-PI, Raimundo Júnior.
Além de apresentar os resultados parciais da Meta Específica – Idoso, já implementada pelo TJPI, o encontro buscará ouvir sugestões, alinhar estratégias e propor ações concretas para garantir o cumprimento das metas até 2025 e contribuir para o planejamento do próximo ciclo de metas do CNJ.
O secretário de Gestão Estratégica do TJPI, Rafael Dantas, reforçou a importância da participação de toda a sociedade nesse processo, visando à construção coletiva de soluções que assegurem mais qualidade de vida, respeito e dignidade às pessoas idosas. “A audiência pública é uma oportunidade para ouvirmos diferentes vozes e construirmos, juntos, políticas mais eficazes para garantir que os direitos da pessoa idosa sejam respeitados e valorizados em todo o Estado”, concluiu.
FONTE: TJPI