Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPB. Juíza do TJPB participa de encontro nacional para debater direitos da pessoa idosa

terça-feira, 01 de julho de 2025, 13h02

-

 

A coordenadora adjunta do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Silmary Alves de Queiroga Vita, participou do I Encontro Nacional de Comitês Estaduais de Atenção à Pessoa Idosa, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o evento, foram apresentadas boas práticas para efetivação dos direitos da pessoa idosa, sendo apresentados projetos realizados no âmbito do Poder Judiciário, Ministério Público e na advocacia.

 

O evento teve por finalidade realizar a Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas Interseccionalidades, com foco na garantia dos direitos e na atenção às necessidades específicas desse grupo no âmbito do Poder Judiciário, instituída  pela Resolução do CNJ nº 520/2023. 

 

As discussões aconteceram na última sexta-feira (27), em Brasília/DF, e envolveram ações necessárias para dar o devido reconhecimento ao direito ao envelhecimento saudável. 

 

“Os debates foram extremamente importantes e mostraram como é importante reconhecermos o quanto antes a realidade de uma população que terá como maioria pessoas idosas, para que possamos trabalhar desenvolvendo ações e projetos voltados a esse público”, comentou Silmary Queiroga, que também é juíza auxiliar da Vice-presidência do TJPB.

 

A magistrada disse, também, que o Encontro serviu para aprimorar o relacionamento intergeracional, “indispensável à garantia de um futuro com efetivação dos direitos e até reconhecimento de outros direitos às pessoas acima de 60 anos”.

 

Na ocasião, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Pablo Coutinho Barreto, que é o presidente do Comitê Nacional, destacou que o Brasil deixou de ser um país jovem e enfrenta agora importantes desafios decorrentes do envelhecimento populacional. “Este encontro representa um olhar atento e respeitoso para com aqueles que construíram o nosso país. Nosso compromisso é garantir que instituições, órgãos e Poderes avancem rumo a resultados concretos”, afirmou.

 

FONTE: TJPB


topo