GOV. Organização da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa é tema de reunião do CNDPI
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, 12h44
Encontro, que contou com a participação do secretário nacional da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, discutiu estratégias para o evento, previsto para novembro.

Foram debatidos assuntos essenciais para a realização da conferência, como orçamento, a necessidade de garantir diversidade de participantes, e o andamento das conferências municipais e estaduais (Foto: Ana Paula Santos/SNDPI/MDHC).
A montagem da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI) foi o principal tema da 124ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), realizada a partir desta quarta-feira (19), em Brasília.
Durante a agenda, que contou com a presença do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, foram debatidos assuntos essenciais para a realização da conferência, como orçamento, participação dos conselheiros, estratégias de comunicação e divulgação, a necessidade de garantir diversidade de participantes, além do andamento das conferências municipais e estaduais, que antecedem o encontro nacional.
O secretário Alexandre da Silva, destacou a importância de assegurar que o evento contemple a pluralidade das pessoas idosas brasileiras. “A 6ª CONADIPI será um marco para o fortalecimento das políticas voltadas à pessoa idosa no Brasil. Nosso compromisso é garantir que a conferência seja um espaço democrático, acessível e inclusivo, que reflita a diversidade do envelhecimento no país", destacou o gestor.
Sobre a 6ª CONADIPI
Prevista para novembro de 2025, com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", a conferência será estruturada em cinco eixos temáticos:
• Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
• Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
• Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
• Participação social, protagonismo e vida comunitária, na perspectiva das múltiplas velhices;
• Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do Estado brasileiro.
O cronograma da Conferência da Pessoa Idosa prevê a realização das etapas municipais até o final de junho de 2025, seguidas pelas conferências estaduais e distrital, que devem ocorrer até o final de agosto. Neste mesmo período, também poderão ser realizadas as Conferências Livres, organizadas por diferentes entidades da sociedade civil. Por fim, a etapa nacional (CONADIPI) está prevista para acontecer entre os dias 5 e 8 de novembro de 2025, reunindo representantes de todo o país para definir diretrizes das políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
Confira a página da 6ª CONADIPI
Fonte: GOVERNO FEDERAL