DIV. IFRN em Pau dos Ferros abrirá turma para formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa via Programa “Envelhecer nos Territórios”
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, 14h14
Projeto contempla sete municípios do Alto Oeste potiguar. Inscrições acontecem de 10 a 17 de janeiro.
Foi publicado na tarde desta terça-feira, 9, o Edital Nº 3/2025 que regulamenta o processo seletivo para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de formação de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
O curso está atrelado ao Programa “Envelhecer nos Territórios”, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). A formação tem como objetivo capacitar pessoas para a identificação de violações de Direitos Humanos e proposições de fomento à criação ou fortalecimento de arranjos institucionais que viabilizem as políticas públicas para a Pessoa Idosa em sete municípios do Alto Oeste Potiguar.
As vagas e curso
O edital disponibiliza 30 vagas, além de cadastro de reserva. As vagas estão distribuídas proporcionalmente às quantidades de idosos com maior densidade de pessoal da terceira idade. Os municípios contemplados são: Janduís, João Dias, José da Penha, Olho D'água dos Borges, Pilões, Riacho de Santana e Viçosa. O curso será ofertado na modalidade presencial com 920 horas, sendo 40 teóricas e 880 de prática nos territórios, que envolverão visitas domiciliares, com objetivo de identificar possíveis violações dos direitos humanos das pessoas idosas.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas via internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico, no período de 10 a 17 de janeiro de 2025. No ato da inscrição, deve ser anexada a documentação (em arquivo único) elencada no item 4.4 do Edital.
O curso está previsto para ser iniciado no mês de fevereiro de 2025, estendendo-se até fevereiro de 2026. Para seleção e avaliação dos candidatos, serão levados em conta os critérios estabelecidos no quadro 3 do edital, incluindo o a comprovação de conclusão do Ensino Médio.
Os discentes selecionados dentro das vagas remuneradas e que participarem da formação receberão uma bolsa mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais) durante 12 (doze) meses. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail projetoenvelhecernorn@gmail.com , da Coordenação local do Projeto.
Fonte: IFRN