MPPA. MPPA sedia II Encontro de Instituições de Longa Permanência de pessoas idosas no estado do Pará
quinta-feira, 02 de maio de 2024, 13h51
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), através do Núcleo de Defesa de Idoso e de Pessoas com Deficiência (NIDE), realizou na manhã desta terça-feira (30) em conjunto do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o “II Encontro de Instituições de Longa Permanência de pessoas idosas no estado do Pará”, no auditório Fabrício Ramos Couto do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPA, que teve todos os lugares ocupados.

Compondo a mesa de abertura esteve a Promotora de Justiça e Coordenadora do NIDE Tatiana Granhen, que iniciou a programação juntamente à presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Monica Galucio e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco. O Procurador de Justiça Waldir Macieira também participou da programação do encontro juntamente ao presidente do CNDPI e representantes do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, compondo a mesa redonda “Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIS)”, que foi mediada pela Conselheira e Coordenadora da Comissão de Políticas do CEDPI, Walquiria Alves.

Na oportunidade, foram discutidas medidas de aprimoramento e operacionalização das ILPIS, instituição destinada ao acolhimento e cuidado de idosos que não possuem condições de viver de forma independente ou com suas famílias. Ao longo da programação, foram ministradas mesas redondas sobre temas como gestão de cuidado, equipe de trabalho, cuidados humanizados e paliativos, cada um com a participação dos seus respectivos especialistas.

O encontro também contou com a presença da Promotora de Justiça Sabrina Kalume, representando a 7ª Promotoria de Justiça da pessoa idosa de Castanhal, além da exposição fotográfica da Promotora de Justiça Lilian Freire do MP Marabá e equipe, que prestou todo apoio à organização do evento.
Fonte: MPPA