Professor Paulo Fernando alerta para alta taxa de suicídio entre os idosos
terça-feira, 12 de dezembro de 2023, 14h03
Apesar de os jovens serem a faixa etária com maior número de ocorrência de suicídios, proporcionalmente à população são os idosos que mais tiram a própria vida. O suicídio entre os mais velhos vai ser tema de audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara. De acordo com o deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), que pediu o debate, essa alta incidência de suicídios entre os idosos está relacionada ao isolamento deles, que muitas vezes ficam viúvos ou perdem parentes próximos.
Segundo o parlamentar, entre as mulheres, o suicídio está ligado à depressão e entre os homens, há uma ocorrência significativa do consumo abusivo de álcool. Ele se mostra preocupado com a subnotificação de casos – a expectativa é que os números sejam ainda mais altos – já que, muitas vezes, a família se envergonha de comunicar o suicídio às autoridades públicas.
O idoso, por sua vez, nem sempre pede ajuda, mas, frequentemente, emite sinais que não são percebidos pelos familiares. A audiência pública vai discutir como prevenir o suicídio nesta faixa da população e como acolher o idoso que sobrevive a uma tentativa de suicídio.
Fonte: Agência Câmara de Notícias