TJDFT - Central do Idoso e Uniceplac firmam parceria para atender idosos nas áreas jurídica e de saúde
terça-feira, 21 de novembro de 2023, 13h56
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e a Defensoria Púbica do DF (DPDF), órgãos que integram a Central Judicial do Idosos (CJI), assinaram, na tarde desta segunda-feira, 20/11, termo de cooperação com a União Educacional do Planalto Central S.A., que mantém o Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac).
O termo estabelece o oferecimento de suporte acadêmico e de atendimento para idosos em situação de risco, por meio da CJI, nas áreas de Direito, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia.
O Presidente do TDFT, Desembargador Cruz Macedo, agradeceu a todos os parceiros envolvidos na iniciativa que, segundo o magistrado, é um verdadeiro acolhimento das pessoas idosas vulneráveis. Em sua fala, o Segundo Vice-Presidente, Desembargador Sérgio Rocha, lembrou: “Estarmos aqui hoje reunidos, é, em grande parte, reflexo da visão e dos esforços empreendidos pelo Desembargador do TJDFT e professor da Uniceplac, Hector Valverde. Registro o nosso agradecimento ao amigo que propiciou a construção desta ponte de interlocução e colaboração que hoje se concretiza pela assinatura deste termo de cooperação”.
A cerimônia contou também com a presença da Procuradora-Geral de Justiça do DF e Territórios em exercício, Selma Sauerbronn; do Defensor Público-Geral do Distrito Federal, Celestino Chupel; e da Reitora da UNICEPLAC, Kelly Cristina Pereira. Estiveram também presentes no evento a Coordenadora da CJI, Juíza de Direito Monize Marques; o Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Paulo Giordano; a servidora Marina Guerra, representando o Desembargador Héctor Valverde Santanna; o Secretário-Geral do TJDFT, Celso de Oliveira Neto; o Diretor Presidente da Uniceplac, Francisco Moreira da Cruz Filho, e o Diretor Operacional da instituição, Géza Németh; o Promotor de Justiça e Assessor de Políticas Institucionais do MPDFT, Rui Reis Carvalho Neto; o Sub-Defensor Público-Geral do DF, Fabrício Rodrigues de Sousa, e a Defensora Amanda Fernandes.
Central Judicial do Idoso
A Central atua na defesa dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais do Distrito Federal. A pessoa idosa, bem como familiares, vizinhos, cuidadores, instituições ou a própria comunidade podem entrar em contato com a Central pelo telefone (61) 3103-7609. A CJI atende também de forma presencial, das 12h às 19h, nos dias úteis, no térreo do Bloco B do Fórum de Brasília, sala 104. Clique aqui e saiba mais sobre a CJI.
Fonte TJDFT