Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

ADQUIRIDO E REFORMADO A PARTIR DE DESTINAÇÃO DE RECURSOS PELO MPGO, ABRIGO PARA PESSOAS IDOSAS É INAUGURADO EM GOIATUBA

quinta-feira, 31 de agosto de 2023, 11h51

 

O Ministério Público de Goiás (MPGO), representado pelo promotor de Justiça Rômulo Corrêa de Paula, participou nesta terça-feira (29/8) do evento de inauguração da nova Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Goiatuba. O novo prédio, que recebeu o nome de Lar dos Idosos Neusilia Maria de Carvalho, em homenagem à mãe do prefeito José Alves Vieira, falecida em 2020, foi adquirido, reformado e ampliado a partir de recursos destinados pelo MPGO.

O abrigo, que entrará em funcionamento na próxima quarta-feira (6/9), tem acomodações para 30 residentes. São quartos com televisão, ar-condicionado e armários. O espaço conta ainda com uma cozinha completa, refeitório, sala de enfermaria e fisioterapia.

Ao discursar durante o evento, o promotor Rômulo Corrêa de Paula detalhou como foi a articulação coordenada pelo MP para viabilizar o novo prédio que abrigará idosas e idosos em situação de risco em Goiatuba. Ele lembrou que, quando chegou à comarca em 2019, a antiga ILPI estava interditada, por falta de condições de funcionamento. Desde então, pontuou, tratativas foram conduzidas até a assinatura, em junho de 2021, do termo de ajustamento de conduta (TAC) que formalizou a destinação de R$ 1,6 milhão para a aquisição dos três imóveis em que o novo lar dos idosos foi instalado, além de R$ 722 mil para a reforma e compra de móveis para a unidade.

Parte da destinação dos valores havia sido definida em outros TACs, firmados à época pelo promotor de Justiça Adriano Godoy Firmino; outra parte foi estabelecida em acordos articulados pelo promotor Rômulo Corrêa. Destacando essa atuação consensual e em parceria da instituição na comarca, o atual titular da 3ª Promotoria de Goiatuba salientou em seu discurso o novo perfil do Ministério Público, “que há muito deixou de ser um mero acusador para se transformar num verdadeiro indutor de políticas públicas”.

Sobre a nova ILPI, Rômulo Corrêa revelou um desejo: “Espero que esse novo lar traga qualidade de vida aos nossos idosos. E fica aqui o apoio do Ministério Público para que, em breve, possamos ampliar o número de vagas”.

Além do promotor e do prefeito, participaram da solenidade o deputado estadual Lincoln Tejota, secretárias e secretários municipais, vereadoras e vereadores, autoridades do Poder Judiciário local, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MPGO - Fotos: acervo da 3ª Promotoria de Goiatuba)

Fonte MPGO


topo