Entrega de projetos pelo TJDFT ao GDF repercute na imprensa
sexta-feira, 04 de agosto de 2023, 11h08
Diversos veículos de imprensa noticiaram a entrega de projeto arquitetônico e técnico pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) ao Governo do Distrito Federal (GDF) para a construção da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e do Centro Dia (CD), em Ceilândia/DF.
O projeto é resultado de um trabalho de quatro anos de tratativas que envolveram a Universidade Católica de Brasília (UCB) e os órgãos que compõem a Central Judicial do Idoso (CJI). A cerimônia aconteceu nessa quinta-feira, 3/8.
A Rede Globo repercutiu a entrega do projeto nos jornais DFTV 2ª edição, veiculado na quinta-feira, 3/8, e na edição desta sexta-feira, 4/8, do Bom Dia DF. A reportagem ouviu a Juíza Monize Marques, Coordenadora da Central Judicial do Idoso (CCJ), sobre a importância da construção das instalações. “É necessária a adoção de políticas públicas para receber as pessoas idosas em situação de risco, sobretudo porque nós temos um serviço de acolhimento de pessoas idosas que está completamente lotado hoje, com 303 vagas, e uma fila de espera de aproximadamente 130 idosos que estão aguardando acolhimento institucional”, afirmou.
A TV Record também produziu matéria sobre o assunto, que foi ao ar no programa DF Record, da noite dessa quinta-feira 3/8. Sobre o projeto e a população idosa vulnerável, o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, afirmou: “Cada dia aumenta o número de idosos, especialmente idosos com vulnerabilidade, então, este projeto destina-se a atender a essas pessoas, que não têm recursos, que não têm uma família para acompanhar, que não têm onde ficar”.
Os portais de notícias R7 Distrito Federal, R7 Nacional também destacaram a entrega do projeto pelo TJDFT.
O jornal Correio Braziliense, em suas edições impressa e on-line, destacou fala do Presidente Cruz Macedo, que explicou que “o projeto prevê o abrigamento, na ILPI, daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. No Centro Dia, as pessoas acolhidas passarão o período diurno e receberão alimentação, lazer, convívio social e cuidados médicos básicos, mas retornarão para dormir em suas casas. A previsão é de 96 vagas ofertadas, no Instituição de Longa Permanência para Idosos, e 90 no CD”.
Também repercutiram a entrega do projeto pelo TJDFT os sites Agenda Capital; Correio de Santa Maria; The World News; Portal Antenados; Contexto Exato; e Metrópoles.
Fonte TJDFT