MPGO ARTICULA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE PROTEÇÃO DA PESSOA IDOSA EM ITUMBIARA
terça-feira, 14 de dezembro de 2021, 12h56
O Ministério Público de Goiás (MPGO), por iniciativa da promotora de Justiça Mônica Fachinelli da Silva, vem articulando, desde junho deste ano, a implantação de uma rede de proteção da pessoa idosa vítima de violência na comarca de Itumbiara.
Trata-se do projeto Fortalecendo Redes - Área do Idoso que, a exemplo do que vem sendo desenvolvido na Área da Infância e da Juventude, consiste na articulação dos órgãos, instituições e poderes que compõem o sistema de garantias de direitos de idosos para a construção coletiva e pactuação de fluxogramas e protocolos de atuação, com o consequente estabelecimento de uma rotina de trabalho em rede de proteção.
O projeto surgiu em razão do crescimento de notícias de situações de violência contra a pessoa idosa no município, especialmente no período da pandemia da Covid-19. A implantação da iniciativa pela promotoria conta com o assessoramento do Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial e Judicial (Caej). A quarta reunião de trabalho ocorreu na última sexta-feira (10/12), com condução pela analista em psicologia da Caej, Mônica Café. Até o momento, foram realizadas duas reuniões virtuais e duas presenciais.
A rede conta com profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Fundação de Solidariedade (FunSol); unidades de atenção básica da saúde e de saúde mental; Polícia Civil, Polícia Militar, representantes das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), Conselho do Idoso e Poder Legislativo, além do Ministério Público.
Nos próximos encontros, cada órgão apresentará o fluxograma de sua instituição, bem como serão feitos estudos de casos complexos. Segundo ressalta a promotora, o projeto está estreitando vínculos entre os membros da rede, que passam a atuar verdadeiramente de forma colaborativa.
Município implementará Centro Dia em 2022
Em reunião realizada anteriormente entre a promotora de Justiça, a presidente da Fundação de Solidariedade (FunSol), Ana Carolina Palhares, e o prefeito Dione Araújo, foi exposta a necessidade de ser implementado um Centro Dia para acolhimento de idosos no município de Itumbiara. Na ocasião, o prefeito anunciou aos membros da rede de proteção que implementará o centro de acolhimento em 2022, em local já escolhido para este fim.
O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. O objetivo é evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento desses indivíduos. (Texto: Stella Gontijo/Estagiária da Assessoria de Comunicação Social do MPGO – Supervisão: Ana Cristina Arruda)
Fonte MPGO