Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Valorização e Defesa dos Idosos é o tema do novo episódio do podcast MPGO no Ar

quinta-feira, 24 de junho de 2021, 17h37

24/06/2021 - 18h43 

 

Os entrevistados são o promotor Vagner Jerson e o delegado Alexandre Alvim

Os entrevistados são o promotor Vagner Jerson e o delegado Alexandre Alvim

 

Quais os tipos mais comuns de violações contra os idosos? Onde é possível fazer denúncia? Quem são os principais agressores? Estes e outros questionamentos são respondidos no mais novo episódio do podcast MP-GO no Ar. Os entrevistados são o promotor Vagner Jerson Garcia, titular da 30ª Promotoria de Justiça de Goiânia, especializada no atendimento à pessoa idosa, e o delegado Alexandre Alvim Lima, titular da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso da capital.

O tema foi amplamente debatido no último dia 15, quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como destacado pelo promotor Vagner Jerson, é um momento necessário de conscientização dos mais jovens quanto à valorização das pessoas idosas e também uma oportunidade de esclarecer os idosos sobre seus direitos.

O delegado Alexandre Alvim esclareceu a importância de os vizinhos, parentes e pessoas próximas aos idosos efetuarem denúncias em caso de suspeita de agressão. “É preferível que a denúncia chegue à polícia e seja checada, do que deixar o idoso vulnerável, em situação de violência”, afirmou.

A implementação de políticas públicas específicas para esta parcela da população e alternativas existentes em outros estados também são temas presentes no bate-papo.

Denuncie
Entre os canais de denúncia sugeridos pelos entrevistados estão o MP Cidadão (acesse neste link) e os contatos da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso: telefone (62) 3201-1501, WhatsApp (62) 98412-9767 e pelo email delegacia.idoso@policiacivil.go.gov.br.

Os episódios do podcast podem ser acessados no site do MP (há um ícone específico na página principal, no menu Encontre Aqui) e em plataformas de streaming, como o Spotify e o Apple Podcasts, entre outras. (Texto: Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO).

FONTE: MPGO


topo