Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

COMISSÃO DE APOIO INSTITUCIONAL

PGJ destaca ações que fortalecem atuação institucional do MP

por TINHO COSTA MARQUES

sexta-feira, 25 de setembro de 2020, 14h19

Extinção de cargos de áreas meio para ampliar o número de assessores dos promotores, fortalecendo a atuação primordial do Ministério Público de atender cada vez melhor o cidadão, contratação de profissionais qualificados em áreas estratégicas para a modernização da instituição, como de Tecnologia da Informação, e criação do programa Vida Plena, voltado para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida de membros e servidores.

Estas foram algumas das ações da atual gestão destacadas pelo procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, ao  presidir nesta sexta-feira (25) mais uma reunião da Comissão de Apoio Institucional, desta feita com promotores do Polo 5, integrado pelas comarcas dos municípios de Sorriso, Sinop, Feliz Natal, Nova Ubiratã, Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Cláudia, Marcelândia, Tabaporã e Tapurah.

“Com essas medidas, disponibilizando um número maior de assessores aos promotores, fortalecemos a área fim, que atende diretamente ao cidadão que procura nossa instituição para resolver suas demandas, assim como qualificamos setores estratégicos como de TI, de inteligência artificial. Precisamos estar sempre modernizando o MP, tornando-o mais eficiente e resolutivo. Queremos também melhor estruturar as promotorias do interior”, afirmou o procurador-geral.

José Antônio Borges Pereira destacou a importância do programa Vida Plena, tanto para os membros quanto para os servidores. “Com esse programa, estamos construindo um ambiente de trabalho mais propício para que as pessoas tenham prazer em trabalhar, se sintam felizes. Estamos aproximando as pessoas e cuidando da saúde dos nossos promotores, servidores e colaboradores".

O subprocurador-geral Jurídico e Institucional, Deosdete Cruz Júnior, que fez a abertura da apresentação sobre “Perspectivas Orçamentárias para 2021”, destacou o trabalho político e institucional da Procuradoria Geral de Justiça no sentido de assegurar o repasse regular do duodécimo constitucional e aumentar a dotação orçamentária para 2021 estabelecida na Lei Orçamentária Anual (LOA), que o Poder Executivo elabora e encaminha para aprovação da Assembleia Legislativa.

“O procurador-geral José Antônio estabeleceu uma relação respeitosa, mas também transparente e franca com o Executivo, conseguindo, inclusive, aumentar a dotação orçamentária do Ministério Público em R$ 20 milhões, assegurando o mesmo tratamento que é dado ao Poder Judiciário”, disse Deosdete Cruz Júnior.

ASSISTÊNCIA INTEGRAL ÀS PESSOAS :A promotora Auxiliar da PGJ, Claire Vogel Dutra fez um balanço das atividades do programa Vida Plena, previsto na Política de Gestão de Pessoas do MPMT e pela Resolução 052/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público e instituído ainda em 2020 pela atual gestão.

“O conceito de qualidade de vida no trabalho é muito mais amplo do que apenas fazer confraternizações em datas festivas. Ele se ampara na valorização dos membros e servidores, na melhoria das perspectivas de carreira, atenção integral à saúde física e mental de todos”, defendeu a promotora.

Claire Vogel Dutra destacou que uma das iniciativas foi realizar uma pesquisa de clima organizacional e a aplicação de um questionário para conhecer as principais demandas dos membros e servidores. “Com base no que foi levantado, realizamos uma série de ações, como contratação de uma psicóloga para dar assistência psicossocial, pois identificamos várias pessoas com problemas psíquicos e emocionais, que aumentaram com a pandemia. Também passamos a oferecer ginástica laboral. O Vida Plena trabalha pela saúde integral e bem-estar de todos que trabalham na instituição”, resumiu.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo