Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

POLO DE BARRA DO GARÇAS

Reunião aborda planejamento e autocomposição

por TINHO COSTA MARQUES

sexta-feira, 19 de junho de 2020, 13h40

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (19), por videoconferência em decorrência da pandemia da Covid-19, a penúltima reunião do semestre da Comissão de Apoio Institucional do Ministério Público de Mato Grosso, iniciativa instituída pela Procuradoria-Geral de Justiça desde o ano passado com o objetivo de aproximar a administração das comarcas de todo o estado, repassar orientações institucionais e ouvir demandas dos promotores relacionadas às suas áreas de atuação. A reunião foi com membros do Polo de Barra do Garças.

Além de Barra do Garças, integram o polo as comarcas de Água Boa, Canarana, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Ribeirão Cascalheira, Querência, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia e Vila Rica. A última reunião será do Polo de Cuiabá, em data a ser ainda definida.

Presidida pelo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, a reunião contou com pauta que incluiu, dentre outros assuntos, o Planejamento Estratégico 2020-2023 do Ministério Público Estadual, o estímulo à busca da autocomposição na atuação do MP, priorizando a mediação como forma de reduzir a judicialização de conflitos. O tema da autocomposição foi abordado pelo procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira.

“Uma das primeiras iniciativas da nossa gestão foi a criação da Comissão de Apoio Institucional, integrada por membros e representantes de diversas áreas administrativas e que desde 2019 vem percorrendo todo o estado, interiorizando nossa atuação. Vamos aos polos, reunimos os promotores das comarcas, ouvimos suas necessidades e as encaminhamos aos gestores de cada área. Com isso, otimizamos a solução das demandas”, explica o procurador-geral ao falar da interiorização da sua gestão.

O Planejamento Estratégico 2020-2023 foi abordado pela promotora auxiliar da Procuradoria-Geral, Hellen Ulliam Kuriki e equipe do Departamento de Planejamento – Deplan. Ela apresentou o Foco - Portal de Gestão Estratégica, no qual os promotores e procuradores podem acessar tutoriais sobre como elaborar o planejamento em suas promotorias e procuradorias, orientações para criação de projetos e ainda informações sobre o andamento dos trabalhos atualizadas diariamente.

De forma virtual, os promotores do Polo de Barra do Garças levantaram dúvidas e questionamentos em relação ao Planejamento Estratégico, que foram dirimidos pela promotora Hellen e equipe do Deplan, e receberam orientações sobre como navegar no Portal e elaborar seus projetos. A diretriz dada pelo procurador-geral José Antônio Borges Pereira é de que todos procurem estabelecer suas prioridades mais importantes, evitando um número elevado de metas e objetivos estratégicos, de forma a assegurar a efetiva execução e obtenção de resultados.

Também constaram da pauta da reunião, informações sobre o funcionamento e o atendimento ao público pelo MP durante a pandemia, em que se está adotando o teletrabalho, de forma a assegurar o pleno acesso da população aos serviços da instituição. Hoje, por meio digital – e-mail, telefone e WhatsApp – qualquer cidadão pode entrar em contato com o MP em busca de atendimento às suas demandas.

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo