Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

APROXIMAÇÃO

Comissão de Apoio Institucional reúne 22 promotores de Justiça em Sinop

por CLÊNIA GORETH

segunda-feira, 23 de setembro de 2019, 13h58

Aproximadamente 92% das demandas apresentadas este ano aos Centros de Apoio Operacional (CAOs) pelas Promotorias de Justiça que integram o pólo de Sinop foram atendidas. Das 293 solicitações, apenas 28 ainda estão em análise. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (23) pelo coordenador dos CAOs, promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, durante a reunião promovida pela Comissão de Apoio Institucional nas Promotorias de Justiça de Sinop. O evento contou com a participação de 22 promotores de Justiça.

O pólo de Sinop abrange as Promotorias de Sorriso, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Marcelândia, Cláudia, Vera, Nova Mutum, Tabaporã, Feliz Natal e Nova Ubiratã. O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira destacou a importância da participação maciça dos membros da instituição.

“Esses encontros têm sido uma excelente oportunidade para esclarecermos uma série de dúvidas e também para apresentarmos algumas ferramentas, a exemplo do Portal de Apoio à Investigação (PAI), que podem contribuir significadamente para melhorar e tornar mais ágil a atuação dos promotores de Justiça. A participação maciça dos integrantes da instituição é gratificante”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.

Desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional do Conhecimento e Segurança da Informação (CAOP/CSI), o Portal de Apoio à Investigação é o principal canal de comunicação entre o CSI e os membros do Ministério Público. Por meio do portal, os promotores de Justiça têm acesso a várias bases de dados, podem efetuar cruzamento de dados referentes a licitações e também solicitar ao setor a realização de pesquisas mais complexas.

“As informações disponibilizadas no PAI possibilitam investigações mais céleres. Ao acessar a Trilha de Licitações, por exemplo, os procuradores e promotores de Justiça podem verificar todas os certames realizados em Mato Grosso e o histórico das empresas participantes. Uma empresa que tenha sido aberta dias antes do processo licitatório será facilmente identificada. O banco de dados possibilita, inclusive, o acesso aos processos de cada licitação”, explicou o coordenador do CAOP/CSI, promotor de Justiça Rubens Alves de Paula.

Durante o encontro, o secretário-geral do Ministério Público, promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira apresentou as metas estabelecidas no planejamento estratégico e falou sobre o andamento das demandas apresentadas na primeira etapa de reuniões promovidas pela Comissão de Apoio Institucional, no primeiro semestre deste ano.

Os promotores coordenadores das Promotorias de Justiça de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum receberam das mãos do procurador-geral de Justiça os projetos para construção das novas sedes nos seus respectivos municípios.

AVALIAÇÃO: Para o promotor de Justiça em Sinop, Washington Eduardo Borrére, a aproximação entre a Procuradoria-Geral de Justiça e as promotorias do interior do estado é de extrema importância. “São diversos pontos que chamam a atenção em eventos dessa natureza. Muitas vezes, o promotor do interior se sente um pouco afastado e essa proximidade da Procuradoria-Geral com os promotores vem suprir esta lacuna. O conhecimento adquirido nessas reuniões sobre as atividades que podem auxiliar o promotor de Justiça e todos os serventuários também é muito importante”, enfatizou.

Borrére destacou ainda a interação que está sendo promovida pela Comissão de Apoio Institucional. “Ouso dizer que essa interação é tão ou mais importante do que todas as outras atividades. Nesse aspecto quero destacar aqui o programa Vida Plena, que tem os olhos voltados ao lado humano de membros e servidores da instituição”, acrescentou.
 

Galeria de imagens
Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo