arquivo(s) anexado(s)
APROXIMAÇÃO
Projeto Fundações de Portas Abertas terá 5ª visita na terça-feira (7)

por ANA LUÍZA ANACHE
sexta-feira, 03 de outubro de 2025, 14h47
Ouça:
A quinta visita do projeto “Fundações de Portas Abertas”, idealizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) em parceria com entidades do terceiro setor, será realizada na próxima terça-feira (7), às 14h, na sede da Ecotrópica – Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos. A iniciativa busca fortalecer o diálogo, a cooperação e o intercâmbio de boas práticas entre as fundações privadas de Cuiabá e Várzea Grande, promovendo a construção coletiva de soluções voltadas ao aprimoramento da gestão e da governança no terceiro setor.
Desde o lançamento oficial, em agosto, o projeto já passou por instituições como a Fundação Uniselva, Fundação André e Lucia Maggi (FALM), Fundação Abrigo Bom Jesus e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (Funadif). Em cada visita, representantes de diversas entidades compartilham experiências sobre estrutura, funcionamento, serviços oferecidos, sistemas de gestão e desafios enfrentados na administração fundacional.
O promotor de Justiça Renê do Ó Souza, titular da 26ª Promotoria de Justiça Cível da Capital - especializada em Fazenda Pública e Fundações, destaca que reunir as fundações tem como propósito promover o conhecimento mútuo e evidenciar a diversidade de modelos fundacionais existentes. Segundo ele, a troca de experiências permite identificar desde instituições voltadas ao desenvolvimento de atividades associadas a segmentos econômicos, como a Fundação Uniselva e a Ecotrópica, até modelos mais tradicionais, como o Abrigo Bom Jesus, que realiza ações assistencialistas e filantrópicas.
O projeto Fundações de Portas Abertas promove visitas técnicas que permitem aos profissionais do terceiro setor conhecer de perto a estrutura, o funcionamento e os serviços oferecidos por cada entidade. A proposta é estimular a identificação de pontos de convergência e fomentar parcerias futuras, além de criar um espaço de escuta ativa e construção coletiva de soluções para o fortalecimento do ecossistema fundacional em Mato Grosso.
A programação segue ao longo do segundo semestre de 2025 com visitas às seguintes instituições:
13 de outubro, às 14h – Fundação Espírita Rachele Steingruber
20 de outubro, às 14h – Fundação Bradesco
22 de outubro, às 14h – Fundação Cantares de Salomão
6 de novembro, às 14h – Fundação Bom Jesus
18 de novembro, às 14h – Fundação Fé e Alegria
27 de novembro, às 15h – Fundação Funabom
A expectativa é que, futuramente, as instituições também abram suas portas para a sociedade em geral, ampliando a participação democrática e o reconhecimento do papel do terceiro setor no desenvolvimento social.
Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!
