Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

DIÁLOGOS COM A SOCIEDADE

MP debate avanços e desafios do saneamento básico em Mato Grosso

por ASSESSORIA

quinta-feira, 06 de novembro de 2025, 09h34

O saneamento básico e o desafio de universalizar água e esgoto para todos foi o tema da entrevista do projeto Diálogos com a Sociedade, realizada na quarta-feira (5), no estúdio de vidro da Rádio CBN Cuiabá, localizado no Várzea Grande Shopping. Participaram do diálogo o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente Urbano e Assuntos Fundiários do MPMT, e o diretor-geral da Águas Cuiabá (Grupo Iguá Saneamento), Leonardo Menna.

 

Os entrevistados analisaram os avanços do saneamento em Cuiabá e o contraste com Várzea Grande e demais municípios de Mato Grosso, destacando como prioridades a expansão da rede, a garantia dos investimentos previstos e a regularização das áreas.

 

O promotor de justiça Carlos Eduardo Silva explicou que a atuação do Ministério Público se concentra na tutela e fiscalização do saneamento, buscando o cumprimento do Marco Legal e das metas contratuais. Ele ressaltou que a expansão da rede de esgoto na capital intensificou-se nos últimos 10 anos, com um plano emergencial de obras.

 

O foco principal do MP, agora, é garantir que os moradores se conectem à rede, ‘com o Marco Legal do Saneamento e os estímulos às concessões, nós tivemos, especialmente aqui na capital, um avanço significativo. O Ministério Público acompanha isso de perto, e a interligação do morador à rede é a nossa prioridade agora, pois não é automática’, afirmou o promotor. Ele citou o bairro Santa Rosa como um caso de sucesso, onde a taxa de interligações espontâneas saltou de 20% para 80% após o trabalho conjunto com a concessionária Águas Cuiabá, elevando os índices de saneamento na cidade.

 

Ele também destacou que o Governo de Mato Grosso está licitando a contratação de empresas para analisar a criação de blocos regionais de saneamento, dando condições jurídicas para futuras concessões por região, conforme previsto na Lei Estadual.
 

O diretor-geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, ressaltou os esforços da concessionária para aumentar a eficiência na capital, especialmente na redução histórica da perda de água na distribuição, que era um desafio crônico. Menna pontuou o foco em performance e alto investimento, ‘Cuiabá tinha mais de 56% de perda de água, nós conseguimos baixar para 43%. Para o próximo quinquênio temos um investimento de 250 milhões. A concessão trabalha com alto investimento, alto risco e investimento dinâmico, muito investimento por ano para manter essa estrutura viva e performando a cada dia’, explicou.
 

Segundo Menna, há interesse da concessionária em participar de uma eventual concessão de saneamento e distribuição de água em Várzea Grande.

 

Assista à entrevista completa aqui

 

Dose dupla - Nesta edição do projeto Diálogos com a Sociedade, as entrevistas serão realizadas em dois horários diários, diretamente do Várzea Grande Shopping: às 14h, com transmissão ao vivo pela Rádio CBN Cuiabá, e às 18h, com transmissão ao vivo pelo SBT Cuiabá (canal 5.1) e exibição simultânea pela plataforma MT Play. Os programas também estão disponíveis no canal oficial do MPMT no YouTube e na página institucional no Instagram.

 

Parceria - O Diálogos com a Sociedade conta com o apoio de parceiros institucionais como Águas Cuiabá, Amaggi, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Bom Futuro, CBN Cuiabá, Energisa, Instituto da Madeira do Estado de Mato Grosso (Imad), Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Kopenhagen, Nova Rota do Oeste, Oncomed-MT, SBT Cuiabá, Sicredi e Várzea Grande Shopping.

 

Fotos: Everton Queiroz.

 

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo