Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INICIATIVA ESTRATÉGICA

Equipes do MP conhecem projeto de expansão da gestão por competências

por ANDRÉ MACEDO*

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025, 08h48

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

Em reunião virtual realizada na quinta-feira (6), a Subprocuradoria-geral de Justiça de Planejamento e Gestão do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), em parceria com a Leme Consultoria em Gestão de RH, apresentou aos gestores e equipes da Diretoria-Geral, do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), do Departamento de Planejamento (Deplan) e do Departamento de Atendimento e Expediente (Daexp) o projeto de ampliação da metodologia de gestão por competências na instituição. O “Desenvolve MP - Gestão do Desenvolvimento e do Desempenho”, será expandido para a área meio do MPMT.

 

Na ocasião, a subprocuradora de Justiça de Planejamento e Gestão do MPMT, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, destacou a importância da gestão por competências dentro do MPMT. “Ao desenvolver as competências e habilidades dos nossos servidores, conseguimos traçar quais são as melhores formas de atingirmos os objetivos estratégicos da nossa instituição”, disse a subprocuradora.

 

Victor Barbalho, consultor da Leme Consultoria, falou sobre as etapas do projeto e o que será implementado em cada fase. “O nosso objetivo é que, a cada etapa do projeto, possamos nivelar os conhecimentos acerca da gestão por competências, aprimorar a atuação de cada líder, buscar entender os aspectos que cada servidor está usando para cumprir suas metas e auxiliá-los a desenvolver suas habilidades. Assim, fica mais fácil definir as entregas esperadas de cada um deles e planejar os próximos passos”.

 

No decorrer dos próximos seis meses, o projeto de gestão por competências focará em alinhar a atuação dos servidores aos objetivos do MPMT. Dividido em oito principais etapas (ações iniciais, coleta de dados, metas, avaliação, feedback e plano de desenvolvimento individual, skilling, manual da avaliação e mentorias), ele será expandido para outras áreas selecionadas pela Comissão de Gestão de Competências, atualmente coordenada pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, no próximo semestre.

 

“Para além disso, queremos tornar a gestão por competências um assunto do vocabulário cotidiano dos integrantes do Ministério Público de Mato Grosso”, finalizou Victor Barbalho.

 

Também participaram da reunião a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januária Dorilêo, e a promotora de Justiça Gileade Pereira Souza Maia.

 

*Sob supervisão da jornalista Ana Luíza Anache. 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo