Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

INICIATIVA ESTRATÉGICA

Projeto de gestão por competências será expandido para área meio

por ANA LUÍZA ANACHE

terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, 09h45

Ouça:

Imagem com simbolo de Libras

O projeto de gestão por competências será expandido para a área meio e para a administração superior do Ministério Público de Mato Grosso em 2025. Desenvolvido como iniciativa piloto em 2023 no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do MPMT, o projeto estratégico recebeu o nome de “Desenvolve MP - Gestão do Desenvolvimento e do Desempenho”. A expansão foi deliberada pela Comissão de Gestão de Competências, atualmente coordenada pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert.

 

Essa nova etapa também será conduzida em parceria com a Leme Consultoria em Gestão de RH. O objetivo é alinhar a atuação das pessoas aos objetivos da organização, por meio de suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). A gerente do projeto estratégico, Josyane Lima de Cerqueira, explica que a expansão será dividida em duas fases ainda este ano. A primeira, vai contemplar Diretoria-Geral, Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Departamento de Planejamento e Gestão (Deplan) e Departamento de Atendimento e Expediente (Daexp) do MPMT. A partir do segundo semestre, outras áreas serão selecionadas.

 

“Na quinta-feira (6), a partir das 14h, teremos uma reunião virtual com os gestores e as equipes da Diretoria, DGP, Deplan e Daexp para apresentação do Desenvolve MP. Vamos mostrar o que é o projeto estratégico, as etapas e como ele será desenvolvido ao longo de seis meses”, conta Josyane Lima de Cerqueira

 

Histórico - O desenvolvimento da gestão por competências no MPMT teve início em 2017 com a implementação da Política Nacional de Gestão de Pessoas. Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a elaboração do projeto de gestão por competências; a realização de visitas institucionais a outros Ministérios Públicos; o mapeamento das competências comuns e a realização de evento institucional temático.

 

Em 2019, as diretrizes da gestão por competências foram inseridas no Plano Anual de Capacitação (PAC) do MPMT desenvolvido pelo Ceaf, sendo realizadas no decorrer do ano as capacitações voltadas à promoção e aperfeiçoamento funcional dos integrantes nas competências comuns mapeadas. Foram promovidos 21 cursos, estendidos e ampliados nos anos posteriores. Por essa razão, o Ceaf foi considerado unidade estratégica no que concerne à gestão por competências, sendo então escolhido para o projeto piloto.
 

Acesse o canal do MPMT no WhatsApp!

Compartilhe nas redes sociais
facebook twitter
topo