CRIANÇA E ADOLESCENTE
Acordo com MPMG viabiliza atendimento individualizado de crianças e adolescentes acolhidos em Serra dos Aimorés
segunda-feira, 26 de abril de 2021, 17h24
23/04/2021
Em razão de acordo feito em dezembro de 2020 entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Nanuque, e o Município de Serra dos Aimorés, foram finalizadas, esta semana, as obras na instituição de acolhimento Casa de Apoio à Infância e Adolescência de Serra dos Aimorés (Caiasa).

No acordo, estava prevista a construção de sala para a equipe técnica, para a coordenação e um espaço para reuniões, conforme disposto na cartilha "Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes", aprovada pela Resolução Conjunta do Conselho Nacional de Assistência Social e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, CNAS/Conanda nº 1/2009, de 18 de junho de 2009.
As obras foram finalizadas em meados do mês de abril e proporcionarão atendimento individualizado e humanizado às crianças e adolescentes acolhidos. A promotora de Justiça Mariah Santos Santa Anna explica que antes os atendimentos eram feitos sem local adequado e privacidade. “O local não tinha qualquer estrutura. Era só cimento”, comenta.
De acordo com a promotora, a outra parte do acordo é a efetivação da equipe técnica. Para isso, já foi designado coordenador e psicólogo em dedicação exclusiva para a entidade, visto que, anteriormente, os atendimentos eram realizados por intermédio do Centro Regional de Assistência Social (Cras), sem equipe própria para crianças e adolescentes. Ela informa também que o município está realizando o processo de contratação de um assistente social.