Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Sena Madureira: MPAC participa de evento sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

quinta-feira, 21 de maio de 2020, 17h19

19 de maio de 2020
 

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) por meio da Promotoria Cível de Sena Madureira, participou nesta segunda-feira, por meio de um vídeo gravado e reproduzido em evento na internet (Live), que marcou o encerramento das atividades da campanha “Faça Bonito”, desenvolvida pela prefeitura do município.
 

Este ano, em razão da pandemia do coronavírus e da necessidade de se manter o isolamento social, o MPAC orientou órgãos participantes da rede de proteção de crianças e adolescentes de Sena Madureira, para que a campanha fosse realizada em formato virtual.
 

O promotor de Justiça Luis Henrique Correa Rolim, convidado para participar da atividade, destacou em sua fala a importância do trabalho desenvolvido pela rede de proteção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município, e ressaltou a atuação de membros do MP acreano na defesa dos direitos de criança e adolescentes.
 

“O trabalho desenvolvido pela rede de proteção é extremamente importante e deve ter o engajamento e união de toda a sociedade. Precisamos garantir que toda criança e adolescente tenha o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Cada um pode e deve fazer a sua parte para erradicar esse mal”, enfatizou o promotor.
 

Ao final de sua participação por meio do vídeo gravado, o promotor conclamou a todos para que denuncie qualquer tipo de abuso contra criança e adolescente. “O Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar e demais órgãos que compõem a rede de proteção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes estão prontos para acolher denúncias e fazer valer os direitos das crianças e adolescentes”, posteriormente ao evento, destacou Luis Henrique Correa Rolim, que acompanhou toda a Live na internet e que a mesma, do mesmo modo que a campanha no município, foram um sucesso.
 

Sobre a campanha

A campanha “Faça Bonito, desenvolvida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, completa 20 anos em 2020. A data visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
 

O dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00.
 

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
 

Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil teve aumento de 83% nas notificações de violências sexuais contra crianças e adolescentes entre os anos de 2011 e 2017. Em 23% dos casos o abusador é o pai ou padrasto. Três crianças ou adolescentes são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora, e a maioria das ocorrências registradas, tanto com crianças, quanto com adolescentes, ocorreu dentro de casa e os agressores são pessoas do convívio das vítimas, geralmente familiares.
 

FONTE: www.mpac.mp.br


topo