Como posso proteger meu filho de abuso sexual?
quinta-feira, 21 de maio de 2020, 09h26
Crianças de qualquer cultura, raça, religião ou grupo socioeconômico podem ser vítimas de abuso sexual. Não existe uma maneira infalível de proteger as crianças de abuso sexual, mas existem medidas que você pode tomar para diminuir esse risco. Se algo acontecer com seu filho, lembre-se de que o culpado é o culpado, não você, e muito menos seu filho. Abaixo estão algumas precauções que você pode tomar para ajudar a proteger as crianças em sua vida.
Se seu filho estiver em perigo imediato, não hesite em ligar para o 911. Se você não tem certeza da situação, mas suspeita que o filho está sendo ferido, você pode passos para avaliar a situação e acabar com o abuso.
Mantenha-se envolvido na vida da criança.
Ficar ativamente envolvido na vida de uma criança pode tornar os sinais de alerta de abuso sexual infantil mais óbvios e ajudá-los a se sentirem mais confortáveis em chegar até você, se algo estiver errado. Se vir ou ouvir algo que o preocupa, você pode tomar medidas para proteger seu filho.
- Mostre interesse em sua vida cotidiana. Pergunte o que eles fizeram durante o dia e com quem. Com quem você sentou na hora do almoço? Que jogos eles jogaram depois da escola? Se divertiram?
- Tente conhecer as pessoas na vida do seu filho. Saiba com quem seu filho está passando tempo, incluindo outras crianças e adultos. Pergunte aos seus filhos sobre os filhos com quem estudam, os pais de seus amigos e outras pessoas com quem eles podem entrar em contato, como colegas de classe ou treinadores. Converse abertamente sobre essas pessoas e faça perguntas para que seu filho se sinta à vontade fazendo o mesmo.
- Escolha com cuidado quem se importa com seus filhos. Seja uma babá, uma nova escola ou uma atividade depois da escola, tenha cuidado ao selecionar quem cuidará do seu filho. (Para ler mais em inglês, clique aqui .)
- Fale sobre mídias sociais. Incidentes de violência sexual são transmitidos regularmente nos noticiários e exibidos em programas de televisão. Faça perguntas ao seu filho sobre esta cobertura para iniciar uma conversa. Perguntas como "Você já ouviu falar antes que isso acontecesse?" ou "O que você faria se estivesse nesta situação?" Eles podem dizer ao seu filho que estas são coisas importantes para conversar com você. (Para ler mais em inglês sobre como conversar com seus filhos sobre abuso sexual, clique aqui .)
- Saiba quais são os sinais de alerta. Familiarize-se com os sinais de alerta de abuso sexual infantil e preste atenção a quaisquer mudanças com seu filho, por menor que seja. Se está acontecendo com seu filho ou com um filho que você conhece, você pode mudar sua vida se envolvendo. (Para ler mais em inglês sobre os sinais de alerta de abuso sexual, clique aqui . Para ler mais em inglês sobre como se envolver, clique aqui .)
Incentive as crianças a falarem corajosamente.
Quando alguém sabe que sua voz será ouvida e levada a sério, isso lhe dará o poder de falar corajosamente quando algo não estiver certo. Você pode começar a ter essas conversas com seus filhos assim que começarem a usar palavras sobre suas emoções e sentimentos. Não se preocupe se você não iniciou conversas sobre esses tópicos com seu filho, nunca é tarde demais.
- Ensine seus filhos que existem limites. Informe o seu filho que ninguém tem o direito de tocá-lo ou deixá-lo desconfortável - isso inclui abraçar os avós ou até fazer cócegas na mãe ou no pai. É importante que seu filho saiba que o corpo dele é só dele. Igualmente importante é lembrar ao seu filho que ele / ela não tem o direito de tocar em outra pessoa, se ela não quiser ser tocada.
- Ensine seu filho a falar sobre seu corpo. Desde tenra idade, ensine seu filho os nomes das partes do corpo dele. Ensinar essas palavras lhes dá a capacidade de chegar até você quando algo não está certo. (Para ler mais em inglês, clique aqui .)
- Fique disponível. Separe um período de tempo para passar com seu filho sem distrações. Informe o seu filho que ele / ela pode entrar em contato com você se você tiver alguma dúvida ou se alguém estiver falando com você de uma maneira que faça você se sentir desconfortável. Se eles chegarem a você com perguntas ou preocupações, mantenha sua palavra e reserve um tempo para conversar.
- Diga a eles que isso não causará problemas. Muitos autores usam ameaças ou são instruídos a mantê-lo em segredo, como forma de manter as crianças caladas sobre o abuso. Lembre seu filho regularmente de que ele não terá problemas conversando com você, não importa o que eles tenham a dizer. Se eles vierem até você, cumpra sua promessa e evite puni-los por conversar.
- Dê a eles a oportunidade de levantar novos tópicos. Às vezes, fazendo perguntas diretas como "Você se divertiu?" e "Você se divertiu?" não lhe dará as respostas necessárias. Dê ao seu filho a chance de falar sobre suas próprias preocupações ou idéias, fazendo perguntas abertas como "Há mais alguma coisa sobre a qual você queira falar?"
Qualquer pessoa cuja vida tenha sido impactada por agressão sexual, tenha acontecido com você ou com alguém importante em sua vida, pode obter apoio em rainn.org/en . Você também pode ligar para a Linha de Atendimento da National Sexual Assault em 800.656.4673 para falar com alguém que possa ajudá-lo por telefone.
Fonte: www.rainn.org