Servidora do MP-GO recebe prêmio nacional pela defesa dos direitos de crianças e adolescentes
terça-feira, 19 de maio de 2020, 15h38
19/05/2020 - 16h05 - Institucional
Imagem da premiação, entregue ontem
A servidora do Ministério Público de Goiás (MP-GO) Mônica Café foi agraciada nesta segunda-feira (18/5) com o Prêmio Neide Castanha, concedido pelo Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes a pessoas que são referência na defesa e promoção dos direitos humanos da infância e juventude. A premiação aconteceu em uma transmissão ao vivo (live) pelas redes sociais do comitê.
O prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, defensora dos direitos humanos, que dedicou parte de sua vida a lutar contra a violência a que são submetidos meninos e meninas no Brasil. A menção honrosa celebra os 20 anos de criação da Campanha do 18 de Maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Foram homenageadas pessoas em cada Estado e no Brasil, sendo as condecoradas por Goiás Mônica Barcelos Café (psicóloga), Adriana Accorsi (delegada e deputada estadual) e Railda Gonçalves Martins (psicóloga). Mônica Café é servidora do MP-GO desde 2014, lotada atualmente na Coordenadoria de Assessoramento à Autocomposição Extrajudicial (Caej) e mestre em educação. É pesquisadora no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: garantia de direitos de crianças e adolescentes, violência e abuso sexual, psicoterapia, psicodrama, autor de violência sexual, violência sexual no contexto familiar e mediação de conflitos.
Ela ponderou que a premiação é um importante momento de visibilidade ao tema, destacando a atuação de diversas pessoas em todo o Brasil. “Avançamos nas discussões sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, mas este ainda é um assunto visto como tabu”, observou, acrescentando que Goiás sempre esteve à frente dessa discussão, principalmente pela atuação do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, que completou 25 anos.
“Ao celebramos os 20 anos de instituição do Dia 18 de Maio, percebemos a importância de darmos visibilidade ao tema. Atualmente, a data vem sendo tradicionalmente celebrada em diversas cidades do interior, abrindo espaço para a discussão do tema”, concluiu.
Reconhecimento
Para a coordenadora da Área da Infância, Juventude e Educação do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Cristiane Marques, trata-se de um prêmio muito merecido. “A Mônica é uma profissional respeitadíssima nesta atuação. Muito honra o MP-GO tê-la em seu quadro, sendo uma inspiração para todos os profissionais que militam nesta temática”, afirmou.
Karina Figueiredo, secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, destacou que Mônica Barcelos sempre foi colaboradora das ações do comitê e também no Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com pesquisas e na participação de seminários e discussões sobre o tema. “É uma grande profissional, que dedica seu trabalho a abordar esta temática, numa perspectiva de garantir a defesa de crianças e adolescentes”, sublinhou.
Quem foi Neide Castanha
Referência no Brasil e no mundo no tema do enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, Neide Castanha participou ativamente do processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente e da criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Sua atuação foi fundamental no processo de discussão e investigação, como membro técnico da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que investigou redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Ela foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO, com informações do site www.facabonito.org.br).
FONTE: www.mpgo.mp.br
