TJDFT: Diálogo interinstitucional impulsiona políticas de acolhimento familiar e proteção à infância no DF
segunda-feira, 01 de dezembro de 2025, 12h30
Na quinta-feira, 27/11, o Família Acolhedora recebeu a visita do juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Hugo Zaher, para apresentação e aprofundamento da Política Pública do Serviço Família Acolhedora no Distrito Federal. A visita foi um passo estratégico para o alinhamento nacional das diretrizes de acolhimento familiar e para o aprimoramento contínuo das práticas de proteção à infância.
Na ocasião, o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ), Evandro Neiva, acompanhado de Maíra Coelho, assessora técnica da VIJ, reforçou a importância do diálogo interinstitucional como eixo central para o fortalecimento, qualificação e efetiva implementação do Serviço Família Acolhedora no Distrito Federal.
A articulação entre Judiciário, Ministério Público, Poder Executivo, sociedade civil e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos é fundamental para consolidar fluxos, aprimorar práticas e assegurar um acolhimento familiar seguro, protetivo e humanizado, o que reafirma o compromisso da Aconchego com políticas públicas sustentadas em cooperação técnica, integração e responsabilidade compartilhada.
Estiveram presentes também: Rosana Viegas Carvalho, promotora da infância da Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ); Ana Angélica Campelo, representando a Secretaria Nacional de Assistência (SNA/MDS); Jackeline Canhedo e Daura Meneses, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes); Soraya Kátia, presidente do Aconchego; e as equipes do Serviço Família Acolhedora e do Sistema Nacional de Acolhimento e Adoção (SNA/CNJ)
FONTE: TJDFT