MPPI: Ministério Público, Semec e Conselhos Tutelares de Teresina discutem elaboração de fluxograma para atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco
quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, 14h10
Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuição na defesa da infância e juventude, realizou reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e dos Conselhos Tutelares para tratar da elaboração de um fluxograma de atendimento a crianças e adolescentes identificados, no ambiente escolar, em situação de risco ou vulnerabilidade. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona Leste da capital.
A reunião foi conduzida pela promotora de Justiça Joselisse Carvalho, que também coordena o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij/MPPI). Desde 2017, a 45ª Promotoria de Justiça atua em parceria com órgãos e instituições da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina para construir fluxos de atendimento ao público infantojuvenil em diferentes áreas, como educação, saúde, acolhimento institucional e situações de vulnerabilidade.

Após o encontro, ficou definido que o grupo de trabalho voltará a se reunir em janeiro de 2026 para dar continuidade às discussões sobre o fluxo. A Promotoria também instaurará um procedimento para elaborar projeto voltado ao desenvolvimento de atividades durante a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência em escolas de Teresina.
“Esse diálogo é muito importante porque nos ajuda a construir um fluxo fidedigno à realidade, aos desafios e às oportunidades que os atores da Rede de Proteção têm no desenvolvimento de suas atividades. Por isso, é necessária essa escuta e o compartilhamento de informações e dados. Já obtivemos avanços em outras áreas e esta é mais uma em que queremos realizar um trabalho que atenda às necessidades das nossas crianças e adolescentes”, destacou a coordenadora do Caodij/MPPI.
FONTE: MPPI