UNICEF: Vale Metais Básicos firma parceria com UNICEF para fortalecer proteção de crianças e adolescentes no Pará
sexta-feira, 28 de novembro de 2025, 12h17
A Vale Metais Básicos anuncia uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para apoiar ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, especialmente à exploração, abuso e assédio sexual no estado do Pará (Brasil).
Com duração inicial de dois anos, a parceira busca fortalecer a rede local de proteção e promover iniciativas educativas e comunitárias em municípios paraenses, entre eles Parauapebas, Canaã dos Carajás e Ourilândia do Norte.
A Vale Metais Básicos reconhece e compreende os desafios sociais, de direitos humanos e ambientais presentes em seu contexto de atuação. “Sabemos que a forma como mineramos é tão importante quanto o que mineramos”, disse Emily Olson, Diretora Global de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Vale Metais Básicos. “Tudo começa sendo uma operadora segura e responsável, com raízes no território e nas pessoas. Essa parceria reforça nosso compromisso com o respeito aos direitos humanos e com o combate a todas as formas de violência e exploração, especialmente contra crianças e adolescentes, bem como com a promoção de um ambiente seguro para as comunidades locais e empregados”.
A atuação do UNICEF, por meio da estratégia do Selo UNICEF, prevê o fortalecimento da comunidade escolar e rede local de proteção através da formação de professores, gestores e do sistema de garantia de direitos dos municípios, campanhas educativas, mobilização comunitária e fortalecimento dos conselhos de direitos, com foco especial na prevenção da violência sexual. O fortalecimento de capacidades locais permitirá que as instituições de base comunitária possam ter ações preventivas mais efetivas, inclusive para identificação de riscos de violações de direitos humanos e sensibilização antecipada.
"A proteção contra as diversas formas de violência que podem ocorrer na infância e na adolescência de meninas e meninos é um dos principais focos de atuação do UNICEF no Brasil, incluindo no estado do Pará. Precisamos seguir reforçando nossas estratégias de prevenção e resposta para que nenhuma criança seja exposta a violências, fique desamparada ou seja revitimizada quando tiver sua integridade física e psicológica violada", afirma Mariana Machado Rocha, chefe do escritório do UNICEF em Belém.
FONTE: UNICEF