MPBA ganha prêmio nacional por ação inovadora em defesa de crianças e adolescentes no ambiente digital
terça-feira, 25 de novembro de 2025, 18h05
O “Plano de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital”, iniciativa do Ministério Público da Bahia desenvolvida por meio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), conquistou a terceira colocação da 6ª Edição do Prêmio de Inovação J.Ex, na categoria inovação social. A premiação reconhece projetos inovadores em tecnologia, gestão e novas metodologias no ecossistema de Justiça.
A cerimônia ocorreu no final da tarde de ontem, dia 25, em Brasília. O MPBA foi representado pela coordenadora do Caoca, promotora Justiça Ana Emanuela Rossi; pelo gerente da iniciativa, promotor de Justiça Alison Andrade; pela coordenadora da Gestão Estratégica, promotora de Justiça Patrícia Medrado e pela coordenadora administrativa do Caoca, a servidora Juliana Morschel.
O J. Ex se apresenta como um movimento que há 10 anos apoia instituições de Justiça por meio de programas de educação e inovação, com a realização de eventos e conteúdos de tecnologia, inovação e gestão voltados para o ecossistema de Justiça.

‘Fala, Filho’
Os cuidados com prevenção e coibição da violência contra crianças e adolescentes no mundo digital têm sido uma preocupação constante do MPBA. Em outubro deste ano, a Instituição lançou a campanha “O cuidado não pode ficar só no off”, para alertar famílias e sociedade sobre os riscos da violência digital, como exposição de imagem, assédio e isolamento, promovendo uma internet mais segura para os mais jovens.
No centro da campanha, está a plataforma digital ‘Fala, Filho’, que utiliza inteligência artificial para responder de forma simples e empática às principais dúvidas de pais, mães e responsáveis legais. Temas como cyberbullying, vazamento de imagens íntimas, assédio sexual, discursos de ódio e isolamento digital são abordados por avatares de crianças e adolescentes que explicam o que está acontecendo e orientam de modo acolhedor. Nesta terça-feira, dia 25, teve início a veiculação de conteúdos da influenciadora Lore Improta, divulgando a plataforma a iniciativa, nas redes sociais dela e da Instituição.
FONTE: MPBA