MPPA reúne rede de proteção para alinhar atendimento a crianças e adolescentes em Canaã dos Carajás
quinta-feira, 27 de novembro de 2025, 12h19
Na tarde do dia 18 de novembro, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) realizou uma reunião de alinhamento do fluxo de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município de Canaã dos Carajás. O encontro ocorreu às 13h, na sede do MPPA, e teve a participação da promotora de Justiça Luciana Vasconcelos Mazza, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Canaã dos Carajás.
Estiveram presentes representantes de diversos órgãos da rede de proteção: a delegada Nathalia Alves da Silva Ferreira; a advogada Pedrina Dainy da Silva Costa, integrante do Serviço de Orientação Educacional do município; as conselheiras tutelares Maria de Lourdes Costa, Antônia Neiliva Pereira Sousa, Euzelia Oliveira de Sousa Sampaio, Lidiane Rodrigues de Pádua e Delvai Alves; a representante do CREAS, Joelma Lopes; e os representantes do Setor de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), Mary Keliane Marques e Joantan Junior.
A reunião teve como foco o debate sobre o fluxo de atendimento e a devolutiva das demandas envolvendo menores encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) ao CREAS, Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia.
Durante o encontro, a promotora de Justiça destacou a importância da comunicação integrada entre integrantes da rede de proteção, bem como solicitou a apresentação de informações e providências sobre as demandas.
As conselheiras tutelares e representantes do CREAS informaram que diversos casos enviados pela SEMED já estão sendo acompanhados e recebendo o atendimento necessário. A autoridade policial, por sua vez, comunicou que determinou o agendamento das oitivas referentes aos casos protocolados na delegacia.
Ao final da reunião, ficou firmado o compromisso de que todos os órgãos envolvidos apresentarão formalmente informações atualizadas sobre as providências adotadas em cada demanda encaminhada pelo Serviço de Orientação Educacional.
FONTE: MPPA