Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPPE: Em iniciativa do MPPE, cinema São Luiz exibe curtas de "Bia Desenha" para inclusão cultural de crianças

terça-feira, 21 de outubro de 2025, 11h50

Em uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAO IJ), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), crianças em situação de acolhimento (familiar e institucional) na Região Metropolitana do Recife, juntamente com o público interno do MPPE, tiveram a oportunidade de vivenciar uma sessão especial e gratuita de episódios da produção pernambucana "Bia Desenha" no cinema São Luiz, no sábado (18).

 

O evento, que foi uma celebração pelo Dia das Crianças, teve como principal objetivo promover o direito à cultura e ao lazer de crianças em situação de acolhimento, inseridas em projetos sociais, e também oferecer ao público interno do MPPE a oportunidade de vivenciar a experiência lúdica infantil para membros, servidores e colaboradores com seus filhos.

 

A Promotora de Justiça Aline Arroxelas, coordenadora do CAO IJ, destacou a importância da iniciativa em "servir como ponte entre a produção artística local, equipamento público de cultura, e o público infantojuvenil, ressaltando que o cinema São Luiz é patrimônio do Estado de Pernambuco e o Bia Desenha é um desenho animado produzido aqui no Estado”. Ela ressaltou que a ação foi "preparada com muito carinho para que pudéssemos receber e ter esse momento de arte, cultura e diversão".

 

Aline Arroxelas ainda enfatizou que crianças e adolescentes têm direito à arte e à cultura, pois se baseia no princípio de que o acesso à cultura é um direito fundamental, assegurado pela Constituição da República e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com prioridade absoluta. “Para crianças e adolescentes em acolhimento, o acesso à cultura vai além do entretenimento, atuando como uma ferramenta de ressignificação para o desenvolvimento psicoemocional e social", concluiu. 

 

Segundo Pedro Severien, cineasta e programador do cinema São Luiz, “a arte e a cultura são vistas como caminhos para a expressão, construção de sentidos e elaboração simbólica das experiências vividas, além de funcionarem como meio legítimo de pertencimento social, formação cidadã e valorização da identidade". Ele mostrou sua satisfação em receber a ação do MPPE. "Estou muito feliz de acolher essa ação do Ministério Público de Pernambuco, que trabalha para um direito fundamental, que é o direito à cultura para as crianças e os adolescentes pernambucanos". 

 

Ele destacou também a relevância da exibição da série "Bia Desenha", um "clássico já de animação pernambucana, criada por Kalor Pacheco e Neco Tabosa, em um espaço como o cinema São Luiz”. Severien frisou que a experiência em "um cinema público e popular, que é o São Luiz, é diferente de um cinema privado, pois esse cinema pensa coletivamente". 

 

Além da exibição dos episódios de “Bia Desenha”, uma produção da Rec Produtores Associados e a Carnaval Filmes, a sessão especial também ressaltou a importância do São Luiz como equipamento cultural e histórico no Estado, assim como a força e a riqueza do cinema pernambucano.

 

 

FONTE: MPPE


topo