Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJAP fortalece ações socioeducativas em Laranjal do Jari com visitas e inauguração de projeto para crianças e adolescentes

quinta-feira, 18 de setembro de 2025, 12h55

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da 2ª Vara de Competência Geral, Infância e Juventude da Comarca de Laranjal do Jari, reforçou o compromisso com a proteção e o desenvolvimento do público infantojuvenil ao realizar, visitas e participar de projetos sociais voltados à inclusão digital, educação, cidadania e fortalecimento de valores no município.

 

Na quarta-feira (17), o juiz titular da unidade, Antônio José de Menezes, visitou as dependências do Projeto Social Instituto Brasileiro Cultural (IBC), acompanhado do agente de proteção da Comarca, Joilton Alves. Na ocasião, o magistrado conheceu a sala de informática do programa, equipada com recursos do Fundo de Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), gerido pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP). O espaço recebeu investimentos em mesas para computadores, centrais de ar, data show e demais materiais, o que possibilita o acesso de cerca de 150 crianças e adolescentes a atividades como futebol, informática, capoeira, teatro e outras ações socioeducativas, que contribuem para o desenvolvimento e inclusão social dos jovens.

 

Durante a visita, o magistrado ressaltou que “o apoio a iniciativas sociais voltadas à inclusão digital, à educação e ao fortalecimento de oportunidades para nossas crianças e adolescentes é de extrema relevância. Investir em espaços como este significa ampliar horizontes, fortalecer a cidadania e oferecer alternativas reais de futuro para a juventude de Laranjal do Jari”.

 

Já na manhã de quinta-feira (18) o magistrado participou no auditório da Escola Estadual Maria de Nazaré Rodrigues, da solenidade de aula inaugural do Projeto Bombeiro Cidadão, iniciativa que oferece atividades educativas, esportivas e de cidadania para crianças e adolescentes da comunidade. Em sua fala, o juiz ressaltou a relevância de iniciativas que estimulam disciplina, respeito e responsabilidade, preparando jovens para enfrentar desafios futuros com consciência e compromisso social.

 

“O Projeto Bombeiro Cidadão representa uma oportunidade concreta de fortalecer valores como disciplina, respeito e responsabilidade. São iniciativas como esta que contribuem para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios futuros”, pontuou o magistrado.

FONTE: TJAP


topo