MPPA reforça rede de proteção à Infância e Juventude em Curso de Capacitação
terça-feira, 09 de setembro de 2025, 17h54
No último sábado (6), o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio das promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém Albely Lobato e Sintia Maradei, participou da primeira etapa do Curso Anual de Capacitação dos Comissários e Agentes de Proteção. A formação é promovida pela Juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude da capital, Rubilene Silva do Rosário.
A formação ocorre nos dias 6 e 13 de setembro, e tem como objetivo aprimorar as práticas de atuação em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade, além de promover uma integração mais eficaz entre os profissionais da área.
O evento também reúne especialistas e facilitadores com vasta experiência em temas como sistema de garantia de direitos, estratégias de enfrentamento à violência e ao abuso e atuação interinstitucional no atendimento às demandas da infância e juventude.
Na abertura, as promotoras compartilharam conhecimento sobre a legislação vigente, as responsabilidades da Promotoria e os desafios enfrentados no dia a dia de sua atuação. Para elas, o evento foi uma oportunidade para reforçar a colaboração entre as diversas instâncias de proteção e garantir que todos os profissionais estejam alinhados em relação aos direitos da criança e do adolescente.
"É fundamental que todos os envolvidos na proteção e no atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco possuam uma formação sólida e atualizada, para que possam tomar decisões baseadas em evidências e na legislação específica”, afirmaram as representantes do Ministério Público.
A juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Belém, Rubilene Silva do Rosário, destacou a importância do curso para a formação contínua dos comissários e agentes de proteção, enfatizando que o aprimoramento constante dessas equipes é essencial para garantir um atendimento eficaz e humanizado: “a capacitação é um pilar fundamental para o sucesso da nossa missão de proteger as crianças e adolescentes, assegurando que seus direitos sejam respeitados e suas necessidades atendidas com eficiência”.
Ao final do curso, os participantes receberão certificados de conclusão. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados durante a rotina de trabalho, contribuindo para um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e especializado.
FONTE: MPPA