MPPI- Projeto A.M.E: MPPI realiza palestra sobre prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes em escola de Teresina
quarta-feira, 12 de novembro de 2025, 12h52
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) realizou, nesta terça-feira (11), uma palestra educativa para estudantes da Unidade Escolar Martins Napoleão, localizada na zona sul de Teresina. A ação integra a programação do Projeto A.M.E e teve como foco a prevenção e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A visita foi organizada em conjunto com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caoeduc/MPPI), coordenado pela promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, e pela promotora de Justiça Liana Lages, titular da 56ª Promotoria de Justiça de Teresina. Durante o encontro, a representante do MPPI falou aos alunos sobre a atuação do MPPI na área de educação.

Os participantes também conheceram o Projeto A.M.E, iniciativa que aplica recursos provenientes de Acordos de Não Persecução Penal (ANPPs) em ações voltadas à educação. Desde o início das atividades, atualmente coordenadas pela promotora de Justiça Liana Lages, o projeto tem investido em iniciativas socioeducativas, como a distribuição de materiais esportivos para estudantes da rede pública.
A palestra contou ainda com a participação de servidoras do MPPI que atuam em áreas relacionadas à assistência social. A servidora Núbia Pereira destacou a importância de conhecer e aplicar as legislações que criminalizam a violência sexual contra crianças e adolescentes, ressaltando a necessidade de identificação precoce dos casos. Já a assistente social Hélida Brito abordou sinais comportamentais que podem indicar situações de importunação ou abuso sexual.

palestrantes reforçaram a importância da denúncia de casos de violência sexual e apresentaram canais de comunicação acessíveis à população, como o Disque 100. A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) também participou da ação, representada pela assistente social Marilene Borges, integrante da equipe de mediação de conflitos do órgão.
Ao final do evento, os estudantes participaram de um momento lúdico e interativo, com perguntas e dinâmicas sobre conceitos relacionados à prevenção da violência sexual infantojuvenil e comportamentos que contribuem para o enfrentamento desse tipo de crime.
FONTE - MPPI