Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJDFT: CIJ/TJDFT abre inscrições para cinedebate sobre infância, juventude, gênero e Justiça

terça-feira, 09 de setembro de 2025, 12h34

A Coordenação da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está com as inscrições abertas para o cinedebate “Manas – Reflexões sobre Infância, Juventude, Gênero e Justiça”, que acontece no dia 29/9, das 14h às 17h30, no auditório do Fórum da Infância e da Juventude, localizado na SGAN 916, Asa Norte.  A ideia é reunir a sociedade civil, especialistas e representantes do sistema de Justiça para assistirem ao filme e, na sequência, debaterem sobre infância, juventude, gênero e Justiça, com foco em meninas e adolescentes.

 

participação é gratuita e está aberta ao público em geral, em especial estudantes de Psicologia, Assistência Social e Direito, profissionais da rede de proteção infantojuvenil e representantes do sistema de Justiça (TJDFT, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Defensoria Pública do Distrito Federal, entre outros). A classificação indicativa do filme é 16 anos. As vagas são limitadas. Acesse o formulário para se inscrever.

 

A programação do evento, que conta com a parceria do SEST SENAT, prevê a exibição do filme “Manas” seguida de uma roda de conversa mediada pela superintendente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil, Eva Dengler, com participação de convidados e interação com o público presente, com perguntas, relatos e reflexões. Ao final, será servido um lanche.

 

Entre as autoridades já confirmadas estão a juíza titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Criança e o Adolescente do DF, Eugênia Christina Bergamo Albernaz; a produtora e corroteirista do filme “Manas”, Carolina Benevides; e a atriz do filme, Fátima Macedo, intérprete da mãe da protagonista.

 

De acordo com Yandra Nunes, servidora da ACIJ/TJDFT, a expectativa é de que o cinedebate ajude a sensibilizar cada vez mais pessoas e autoridades sobre os desafios enfrentados por meninas e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade e enfrentam questões de desigualdade, racismo, violência e falta de acesso a direitos básicos.

 

Filme Manas

 

O filme “Manas” é uma produção audiovisual brasileira que aborda a realidade de meninas e adolescentes em contextos marcados por desigualdade social, violência e resistência.

 

Ele conta a história de Marcielle, de 13 anos, que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. Conforme amadurece, ela vê suas idealizações ruírem e, então, decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua comunidade.

 

A história ressalta a relevância da interseccionalidade nas análises sobre gênero, raça, classe e juventude, ou seja, como diferentes formas de desigualdades impactam ao mesmo tempo a vida das jovens.

 

“Manas” conquistou mais de 20 premiações, incluindo o prestigiado Giornate degli Autori Director’s Award e, em Cannes, o Women in Motion Emerging Talent Award, dedicado a talentos femininos emergentes no cinema. O filme estreou nos cinemas do Brasil em maio deste ano.

 

FONTE: TJDFT


topo