TRE-PI reforça importância do Aleitamento Materno neste Agosto Dourado
quarta-feira, 27 de agosto de 2025, 14h46
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), através de sua Secretaria de Gestão de Pessoas, divulga a ação global "Agosto Dourado" que destaca a importância do aleitamento materno como uma iniciativa de melhoria da qualidade de vida das servidoras e dos servidores deste tribunal, além do cumprimento de seu objetivo estratégico de aperfeiçoar a gestão de pessoas.
Além de prestar informações sobre o tema a SGP/TRE-PI trabalha para o funcionamento da sala com berçário e amamentação no prédio sede, já disponibilizada ao lado do Espaço Saúde, quanto no Fórum Eleitoral de Teresina. No espaço também será possível a extração de leite materno e o seu armazenamento para doação.
O TRE-PI também apoia a doação dação de frascos de vidro que serão fornecidos ao Banco de Leite Humano do Estado do Piauí. Essas doações podem ser encaminhadas ao Núcleo de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão - NSA.
Higienização do Pote de Vidro para Doação
Para a doação de leite materno, a higiene e a segurança são extremamente importantes.
Escolha o pote adequado, certifique-se de que o pote de vidro seja de alta qualidade e livre de rachadoras ou lascas.
Potes com a boca larga são preferíveis, pois facilitam a coleta e o manuseio do leite. Um exemplo são os potes de vidro de café solúvel.
Lave o pote de vidro e a tampa com água quente e sabão neutro para remover qualquer resíduo e preferencialmente também ferva por pelo menos 10 minutos para garantir a eliminação de microrganismos. Deixe esfriar naturalmente antes de retirar.
Se preferir, desinfete com água sanitária preparando uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 4 litros de água. Mergulhe os potes e tampas na solução por 5 a 10 minutos.
Enxágue bem com água limpa e deixe secar completamente ao ar livre em um local limpo, evite usar panos ou papel toalha que podem deixar resíduos.
Aleitamento Materno
Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento reduz os casos de morte neonatal (mortes de bebês até o 28º dia de nascimento), e na primeira hora de vida auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia e fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e a filha ou o filho.
O leite materno contém 100% de todos os nutrientes de que o bebê precisa até o sexto mês de vida, incluindo também toda a água que precisa.
Após essa idade uma alimentação complementar deverá ser dada sem a suspensão da amamentação que deve continuar até os dois anos de vida da criança.
Amamentação é um direito garantido por Lei a todas as mães e crianças. Até mesmo as mães que estejam detidas em unidades prisionais têm o direito de amamentar seus filhos.
Regulamentação
Amamentação é um direito garantido por Lei a todas as mães e crianças. Até mesmo as mães que estejam detidas em unidades prisionais têm o direito de amamentar seus filhos.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Art. 9º estabelece que é dever do Governo, das instituições e dos empregadores garantir condições propícias ao aleitamento materno.
O TRE-PI, sensível a esse tema, publicou em 5 de julho de 2024 a Portaria Conjunta Presidência/Diretoria-Geral nº 350/2024 que dispõe sobre os direitos das lactantes do Tribunal e ainda amplia o escopo de direitos abrangendo ainda as servidoras e os servidores com deficiência; necessidades especiais ou doença grave; que tenham filhos ou dependentes legais na mesma condição; aos com adoecimento mental; gestantes, mães e pais após o término da licença-maternidade; licença - paternidade ou licença à adotante, no âmbito do Tribunal.
FONTE - TRE-PI