MPSP: No MPSP+, procuradora comenta legislação capaz de combater adultização infantil
quinta-feira, 21 de agosto de 2025, 18h06
Assunto que tem pautado a sociedade brasileira nos últimos dias, a necessidade de se combater a adultização de crianças ganhou destaque também no MPSP+. A edição do programa lançada nesta quinta-feira (21/8) traz entrevista com Luciana Bergamo, procuradora de Justiça com reconhecida atuação na área de infância e juventude.
Conversando com o diretor do Centro de Comunicação Social, Claudio Augusto, ela afirma que condutas destinadas a influenciar a aparência, a exposição midiática e a atitude de crianças é equivalente a aniquilar a infância. Para Luciana, quem acelera o processo de amadurecimento e exige de crianças e adolescentes comportamentos de adulto, tira delas o direito de viver a fase da vida em que se encontram.
Ainda segundo a procuradora, o Estatuto da Criança e do Adolescente oferece ao Ministério Público ferramentas para atuar na proteção à infância nas redes sociais, a despeito de a normativa já contar com 35 anos de existência. Isso ficou configurado quando se estabeleceu na legislação o respeito ao desenvolvimento da criança. "Temos que cuidar dos anos iniciais, e não os acelerar, para termos adultos felizes no futuro", acrescenta.
Esta e outras edições do MPSP+ podem ser vistas no canal da instituição no YouTube.
FONTE:MPSP