MPPR: Entrevista fala de reconhecimento de paternidade e aponta como a população pode buscar o Ministério Público quando isso é violado
terça-feira, 19 de agosto de 2025, 13h00
O MP no Rádio desta semana trata do direito a registro do nome do pai na certidão de nascimento, das garantias e deveres assegurados com a paternidade e de como o Ministério Público atua nos casos em que a pessoa precisa de auxílio no processo de reconhecimento de paternidade – dela ou dos filhos (inclusive quando há necessidade de testes de DNA). A entrevistada é a promotora de Justiça Renata Nascimento Silva, do Ministério Público do Paraná.
Segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, no ano passado 158.701 crianças brasileiras foram registradas sem o nome do pai: só no Paraná, foram 6.635 bebês que tiveram a certidão de nascimento com apenas o nome da mãe.
Acesse:
Estelionato amoroso – Na semana anterior o programa falou sobre o crime de estelionato sentimental ou amoroso, um tipo de golpe que tem sido comum e inclusive facilitado pela internet, redes sociais e aplicativos de mensagens. O entrevistado foi o promotor de Justiça Renato Sampaio Cavalheiro, do MPPR.
Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas Spotify e Apple.
Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa – produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná – também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.
Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
FONTE: MPPR