Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

UNICEF e Prefeitura do Rio de Janeiro renovam parceria pelos direitos das crianças

sexta-feira, 15 de agosto de 2025, 15h33

O UNICEF e a Prefeitura do Rio de Janeiro realizaram nesta sexta-feira, no Palácio da Cidade, em Botafogo, evento para celebrar os 75 anos de atuação do UNICEF no Brasil e renovar a parceria com o município, responsável por avanços significativos em saúde, educação, proteção e redução das desigualdades que beneficiaram milhares de crianças e adolescentes cariocas.

 

Durante o evento, foi assinado um novo Memorando de Entendimento entre o UNICEF e a Prefeitura do Rio de Janeiro, representada pelos Secretário de Saúde, Daniel Soranz, e o Secretário de Educação, Renan Ferreirinha. Também estiveram presentes Edson Santos, subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Luiz Carlos Guimarães Serafim, Coordenador da Coordenadoria de Direitos e Conselhos da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de representantes do legislativo, judiciário, organismos internacionais, parceiros da sociedade civil e jovens, destacando a longa parceria entre o município e a organização em prol dos direitos de crianças e adolescentes.

 

O evento marcou também o lançamento, no Rio de Janeiro, do livro comemorativo “UNICEF, 75 anos pelas Crianças e pelos Adolescentes – Uma História em Construção”, que documenta os avanços da organização no país e seus impactos para a infância. “A importância do Rio para o UNICEF – e para o Brasil – é inegável. Falamos de uma cidade comprometida em avançar com os direitos das crianças e adolescentes, que já foi sede da República e do próprio UNICEF, e que segue sendo palco de grandes eventos nacionais e internacionais. Seguiremos escrevendo, lado a lado, os próximos 75 anos da história do UNICEF no Brasil”, destaca Flavia Antunes, Chefe do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

 

“O UNICEF é um parceiro fundamental da Prefeitura do Rio, especialmente nos momentos mais desafiadores, como foi o caso do retorno seguro às aulas durante a pandemia. Juntos, integramos o comitê científico e trabalhamos para garantir a proteção das nossas crianças e adolescentes. Essa parceria também tem sido essencial no enfrentamento à queda das coberturas vacinais, por meio do Vacina, Rio. Celebrar os 75 anos do UNICEF é reconhecer o quanto essa atuação transforma vidas na nossa cidade” afirma Daniel Soranz, Secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro.

 

“Hoje, ao lado do secretário Daniel Soranz e representando o prefeito Eduardo Paes, celebramos os 75 anos do UNICEF e a importância dessa parceria para a educação, saúde e assistência social do Rio. Com o UNICEF, garantimos um retorno seguro às aulas, fortalecemos a proteção das crianças no mundo digital e avançamos no combate à evasão escolar com o programa Bora pra Escola. Que venham mais 75 anos de trabalho conjunto em defesa das nossas crianças,” ressalta Renan Ferreirinha, Secretário de Educação do município do Rio de Janeiro.

 

Desde 1950, a cooperação com governos brasileiros contribuiu para reduzir a mortalidade infantil em mais de 90% e ampliar a taxa de alfabetização de 49,5% para 93%, mostrando a importância do trabalho conjunto entre instituições públicas e o UNICEF. O Rio de Janeiro tem um papel importante nessa trajetória, tendo sido sede do escritório nacional do UNICEF de 1951 até a transferência para a nova capital do país, Brasília, no início da década de 1970.

 

Novo ciclo da #AgendaCidadeUNICEF

 

A parceria renovada com o município do Rio de Janeiro inclui a nova edição da #AgendaCidadeUNICEF, iniciativa do UNICEF focada nos grandes centros urbanos brasileiros que promove direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida.

 

A primeira edição da iniciativa, lançada em 2022, na Pavuna, mobilizou 12 secretarias e órgãos municipais em um plano de ação integrado, com resultados concretos: criou oportunidades de inclusão produtiva para mais de 10 mil adolescentes e jovens, envolveu todas as 74 escolas do território no enfrentamento à evasão escolar, 15 unidades de saúde, assistência e educação infantil na promoção da saúde integral à primeira infância e mobilizou mais de 150 comunicadores jovens e 15 organizações comunitárias em campanhas pelos direitos das crianças.

 

“Hoje inauguramos um novo capítulo dessa parceria com o pontapé inicial da nova edição da #AgendaCidadeUNICEF, que vamos desenhar juntos – como fizemos em 2021, ao escolher a Pavuna como território prioritário. Naquele momento, o Rio foi a primeira cidade do Brasil a lançar essa iniciativa. E hoje repete o feito: é novamente pioneiro no pontapé inicial da segunda edição da #AgendaCidadeUNICEF no país”, Flavia Antunes, Chefe do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro.

 

O evento reforçou o compromisso contínuo do UNICEF e da Prefeitura do Rio de Janeiro em garantir que nenhuma criança ou adolescente carioca fique para trás, destacando a importância de políticas públicas integradas, intersetoriais e sensíveis às necessidades de cada criança.

 

 

FONTE: UNICEF


topo