TJDFT: nscrições abertas para curso sobre conduta diante de casos de violência sexual contra crianças
terça-feira, 29 de julho de 2025, 12h37
A Coordenação da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) reabriu as inscrições para os profissionais interessados no curso híbrido “A conduta do profissional diante das situações de violência sexual contra crianças e adolescentes”. Este ano, o foco da capacitação é o enfrentamento da violência sexual na primeira infância. Faça sua inscrição aqui.
A ação é aberta ao público e voltada, principalmente, a profissionais das instituições conveniadas que ofertam o serviço de creche, escolas, orientadores, coordenadores, professores, educadores e demais profissionais vinculados ao ensino fundamental. O objetivo é orientá-los como agir ao tomarem conhecimento de uma situação de violência contra criança ou adolescente.
No mês de agosto, em que se celebra o Mês da Primeira Infância, haverá dois momentos coletivos de aprendizado e troca de experiências aos participantes da capacitação. No dia 4/8, das 14h às 16h, será realizada aula online pelo Teams sobre o tema “Acolhimento da revelação de situação de violência de crianças e adolescentes e estratégias de atendimento não revitimizantes”.
No dia 18/8, acontecerá o encontro presencial de encerramento, das 13h30 às 18h, no auditório do Fórum da Infância e da Juventude (SGAN 916, Asa Norte). Nesse dia, profissionais da Secretaria de Saúde do DF conduzirão uma roda de conversa sobre o fluxo de cuidados adotado pelo CEPAV Jasmim no atendimento a crianças vítimas de violência sexual, com foco na primeira infância. No mesmo dia, profissional do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) apresentará estudo de casos sobre violência contra crianças identificados na escola.
Essa é a segunda edição do curso híbrido promovido em parceria pela CIJ, NJM e Escola de Formação Judiciária do TJDFT (EjuDFT). Este ano, a ação conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Saúde do DF e da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude. As atividades da capacitação fazem parte da campanha Maio Laranja, voltada ao combate da violência sexual contra crianças e adolescentes. A aula inaugural do curso ocorreu no dia 26/5, com evento no auditório do Fórum da Infância e da Juventude.
FONTE: TJDFT