MPPE - Promotoria de Ipojuca incentiva campanha municipal para incluir crianças e adolescentes em atividades esportivas
sexta-feira, 18 de junho de 2021, 17h06
17/06/2021
Para amenizar o problema do trabalho infantil, assim como os riscos que a ociosidade trazem a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se uniu à Prefeitura de Ipojuca e a outras entidades privadas e públicas e, juntos, divulgam a campanha Um gol de placa contra o trabalho infantil!, que pertence ao projeto municipal Oficina Esporte em Tempo de Inclusão.
O projeto vem transformando o presente e o futuro de cerca de 300 crianças e adolescentes da cidade, incluindo-os em práticas esportivas e os afastando dos riscos da exposição e da exploração do trabalho infantil.
A ideia do projeto surgiu em uma reunião convocada pelo MPPE para debater o problema do trabalho infantil em Ipojuca, especialmente em Porto de Galinhas, onde crianças e adolescentes se dedicavam a vender peças de artesanato, o que fazia que passassem grande parte do dia nas ruas. A situação preocupante levou à tramitação de um inquérito civil na 1ª Promotoria de Justiça Cível de Ipojuca.
“Precisávamos de uma ação para valorizar e proteger a infância e a juventude ipojucanas. O MPPE buscou o diálogo com várias entidades visando despertar ideias no âmbito da educação e da ação social, para que surgissem políticas públicas, programas e atividades direcionados a crianças e adolescentes”, explicou o promotor de Justiça Eduardo Leal.
Assim, a rede hoteleira e de restaurantes de Ipojuca, da mesma forma que órgãos como Conselhos Tutelares, Ministério do Trabalho e Infraero, se uniram ao projeto Oficina Esporte em Tempo de Inclusão em busca de soluções para o problema.
A campanha Um gol de placa contra o trabalho infantil! conta com outdoors, folders, camisetas, etc., para a divulgação das ações e incentivo aos ideais do projeto.
FONTE: MPPE
