fiscalização
Ação da Sema impede desmatamento em APP de Chapada dos Guimarães
por Renata Prata | Sema-MT
quinta-feira, 21 de maio de 2020, 13h32
Foram desmatados 216 hectares, sendo 0,7 hectares dentro da APP. Duas máquinas foram apreendidas impedindo uma maior degradação da área que fica no bioma Cerrado
Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam maquinários em uma Área de Preservação Permanente (APP) no município de Chapada dos Guimarães e aplicaram 300 mil em multa. A área total do desmate, no bioma Cerrado, foi de 216 hectares. Foram desmatados 0,7 hectares dentro da APP.
A operação impediu uma maior degradação da Área de Preservação Permanente, essencial para conservação da água e da biodiversidade. A ação foi programada pela Gerência de Planejamento de Fiscalização de Combate ao Desmatamento e pela Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Sema. O ocorrido se deu no dia 28 de abril.
Dois tratores, um de esteira e um de pneu, foram apreendidos, impedindo que se continuasse a infração de desmate a corte raso em vegetação nativa de cerrado com destruição de APP. As máquinas foram removidas para o depósito da Coordenadoria de Bens e Produtos retidos da Superintendência de Fiscalização da Sema.
Fonte: Governo de Mato Grosso