Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Como proteger crianças e jovens em contextos de emergência climática? Evento na USP propõe soluções

quarta-feira, 19 de junho de 2024, 13h29

Especialistas debatem sobre proteção à juventude – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes diante das mudanças climáticas, além de propor soluções inovadoras e eficazes para protegê-los e garantir um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Esse é o objetivo do evento Resiliência Urbana: Enfrentando Desafios Climáticos e Protegendo a Juventude, na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, às 9h30, no Instituto de Estudos Avançados (IEA), no campus do bairro do Butantã, em São Paulo.

 

De acordo com os organizadores, crianças e adolescentes emergem como uma das populações mais vulneráveis no contexto de emergências climáticas. Além de enfrentarem os efeitos diretos dos desastres, como desabrigamento e traumas, enfrentam desafios adicionais, como interrupção da educação, predisposição a doenças físicas e mentais e exploração. A violência contra jovens, já uma preocupação global, pode ser exacerbada em situações de crise climática, aumentando o risco de abuso e exposição a todo o tipo de violência.

 

O evento é organizado pelo Centro  de Síntese USP Cidades Globais (CS-USPCG), pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove (PPG-CIS) com apoio do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde do NEV.

 

Fonte:https://jornal.usp.br/universidade/como-proteger-criancas-e-jovens-em-contextos-de-emergencia-climatica-evento-na-usp-propoe-solucoes/


topo