Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Cargill é alvo de denúncia na OCDE por supostas irregularidades na cadeia de soja no Brasil

sexta-feira, 05 de maio de 2023, 13h42

Organização afirma que a gigante do agronegócio violou diretrizes da OCDE sobre práticas comerciais responsáveis e sustentáveis
 

Cargill é alvo de denúncia na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), sob acusação de suposta violação de diretrizes da OCDE por conta de falhas na aplicação de políticas de due diligence socioambiental (auditoria de informações para atestar a execução de boas práticas na área) em sua cadeia de fornecimento de soja no Brasil.
 

Procurada pela reportagem, a empresa ainda não respondeu sobre a acusação. Assim que ela fizer, este texto será atualizado.
 

A organização ClientEarth apresentou as denúncias ao Ponto Nacional de Contato da OCDE nos Estados Unidos, país-sede da companhia, alegando que as operações de soja da Cargill no País estariam associadas ao desmatamento e violações dos direitos de comunidades tradicionais dependentes da floresta.  
 

 

As falhas apresentadas apontariam que a empresa não está realizando verificações adequadas de due diligence dos seus fornecedores de soja, nem da soja de empresas terceiras que passam por seus terminais portuários e do impacto das suas operações na mudança indireta do uso da terra. A ClientEarth também acusa a Cargill de falhar na aplicação de due diligence da soja proveniente do Cerrado e da Mata Atlântica.
 

“O desmatamento da Cargill e as falhas nos direitos humanos aumentam o risco de que o frango e a carne vendidos em supermercados em todo o mundo tenham sido criados com a chamada soja ‘suja’”, afirmou a ClientEarth em comunicado. 
 

Organização aponta falhas na verificação de informações sobre boas práticas socioambientais da soja comprada pela Cargill

Organização aponta falhas na verificação de informações sobre boas práticas socioambientais da soja comprada pela Cargill Foto: Jim

 

Com a denúncia, a organização pretende que a Cargill aprimore suas políticas de due diligence em linhas com os padrões internacionais para minimizar os riscos socioambientais da sua operação de soja no Brasil, principalmente em relação ao desmatamento e violações de direitos humanos.  “É do interesse da Cargill começar a lidar adequadamente com o impacto das suas atividades nas pessoas e no planeta.”
 

A Cargill no Brasil registrou uma receita operacional líquida de R$ 125,8 bilhões em 2022, crescimento de 22% em relação ao ano anterior. O avanço foi puxado pelo aumento de volume na exportação de milho e no esmagamento de soja, em um cenário de altos preços das commodities comercializadas pela companhia.

Fonte: Estadão


topo