Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Como florestas beneficiam as pessoas que vivem nas cidades

por Sarah Wilson, John-Rob Pool, Mack Phillips e Sadof

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, 16h07

Como florestas beneficiam as pessoas que vivem nas cidades - Imagem 1 de 5

Foto de Kristijan Arsov, via Unsplash


Uma moradora de Vitória pode não pensar nas florestas da Bacia do Jucu ao servir um copo de água. Os uruguaios provavelmente não pensam na Floresta Amazônica quando veem a chuva cair sobre os parques da cidade. E os habitantes de Adis Abeba possivelmente não estão pensando na Bacia do Congo quando comem injera, um alimento típico na Etiópia feito a partir do grão de teff.


Ainda assim, as florestas próximas e distantes afetam o dia a dia dessas pessoas mais do que elas estão cientes.
 


Embora os moradores das cidades cada vez mais reconheçam os benefícios da arborização urbana para amenizar o estressesequestrar carbono e refrescar e limpar o ar, os benefícios das florestas externas ganham menos atenção. Um número crescente de pesquisas mostra que mesmo as florestas mais distantes dos centros urbanos fornecem benefícios substanciais ao regular a biodiversidade e os sistemas climáticos e hídricos de todo o planeta, essenciais para a saúde e qualidade de vida das pessoas.


Uma nova pesquisa conduzida pelo WRI e pela Pilot Projects na iniciativa Cities4Forests sintetiza os benefícios que as florestas em três escalas – internas, próximas e distantes – oferecem às cidades. O relatório oferece uma
base científica para as cidades implementarem políticas, incentivos e investimentos que ajudem a conservar, restaurar e manejar as florestas de cada escala de forma sustentável.
 

Como florestas beneficiam as pessoas que vivem nas cidades - Imagem 4 de 5


Leia na íntegra AQUI.


topo