Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Novo desastre ambiental em Barcarena (PA): atendimento emergencial começa nesta quinta-feira, diz mineradora

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, 13h19

Distribuição de água e atendimento médico foram cobrados pelo MPF, MPPA e DPE

A mineradora Imerys informou as instituições públicas que nesta quinta-feira (9) vai começar a oferecer atendimento médico e a operacionalizar a distribuição de água a comunidades de Barcarena (PA). O atendimento médico será oferecido na Vila do Conde e na Vila dos Cabanos (veja abaixo os endereços). A distribuição de água vai começar pelas comunidades de Acuí, Curuperé e Ilha São João.

Informações para as comunidades são fornecidas pela empresa via WhatsApp (91) 99116-9767.

Resposta a cobranças – O anúncio de providências para o atendimento emergencial à população foi feito pela empresa após ter sido cobrada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Pará (MPPA) e Defensoria Pública do Estado (DPE/PA).

As medidas serão adotadas como precaução e redução de eventuais impactos provocados pelo foco de incêndio ocorrido na noite de segunda-feira em um dos galpões da planta de beneficiamento da Imerys.

O fornecimento de água potável a pelo menos outras sete comunidades também foi demandado pelo MPF, MPPA e DPE, que determinaram urgência na apresentação de resposta da empresa.

As instituições também requisitaram que a mineradora entregue  kits de higiene e de alimentação a famílias que eventualmente tenham deixado suas residências após o incêndio.


Serviço

Canal de comunicação da Imerys para as comunidades:

- WhatsApp (91) 99116-9767

Locais de atendimento médico:

- Clínica Moderna (Moderna Medicina Segurança do Trabalho e Diagnóstico): Rua Manoel Paraense, quadra 231, lote 6, (quadra atrás do hotel Raludi), na Vila dos Cabanos 

- Casa Imerys: Rua Baião, sem número (próximo ao supermercado Super Mix), na Vila do Conde


Fonte: MPF


topo