Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPF reúne-se com praticantes de off road para discutir danos causados ao Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

terça-feira, 30 de novembro de 2021, 15h09

Serão duas reuniões públicas, uma em Delfinópolis (MG) e a outra em São João Batista do Glória (MG). Objetivo é encontrar alternativas que conciliem a prática esportiva com a necessária preservação ambiental

O Ministério Público Federal (MPF) realizará na próxima semana (2 e 3 de dezembro) duas reuniões públicas para tratar da prática de off road no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado na região sudoeste de Minas Gerais. O objetivo dos encontros é buscar alternativas que conciliem a prática esportiva com a necessária preservação ambiental, sempre com observância à legislação, aos limites da unidade de conservação e respeito à propriedade privada.

Já confirmaram presença representantes dos municípios de Delfinópolis (MG) e de São João Batista do Glória (MG), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e dos destacamentos de Polícia Militar e da Polícia Militar Ambiental. No dia 2 de dezembro, a reunião ocorrerá em São João Batista do Glória, e, no dia 3, em Delfinópolis. A previsão é que tenham início às 9h e se estendam durante todo o período da tarde, com intervalo para almoço entre 12h e 14h.

Denúncias - Nos últimos anos, o MPF tem recebido diversas reclamações acerca dos danos ambientais e dos incômodos causados pelos motociclistas. Os órgãos ambientais relatam que o uso indiscriminado das motos em atividade de trilha, em locais inapropriados, tanto no interior quanto no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, vem causando a exterminação de espécies raras da vegetação nativa local, erosão em áreas montanhosas e o assoreamento de cursos d'água.

Proprietários locais, por sua vez, relatam que, além da invasão de suas terras, os praticantes de off road causam incômodo, devido à intensa poluição sonora, e prejuízos, com a destruição da paisagem e riscos para a fauna local.

De acordo com a procuradora Flávia Cristina Tôrres, a intenção do MPF e do ICMBio, órgão federal responsável pela administração do parque, não é proibir a prática esportiva, "mas encontrar meios que garantam a sua regularidade, por exemplo, com apoio de guias locais, que possam orientar os motociclistas a utilizarem apenas trilhas antigas, inclusive já mapeadas, respeitando-se as diretrizes do PARNA quanto às normas e plano de manejo".

"Um dos fatos que precisa estar claro aos praticantes desse esporte é que, sem o cuidado necessário com o meio ambiente, todos os fatores que hoje atraem e permitem a sua realização podem ser destruídos, caso não se tenha a necessária conscientização e cuidado. Por isso, é fundamental que, juntos, busquemos alternativas para garantir a melhor forma de uso do espaço", explica a procuradora da República.

Serviço:
Reuniões Públicas sobre a prática de off road no PARNA da Canastra
1) Dia 02 de dezembro, em São João Batista do Glória (MG)
Horário: 9 às 12 horas - 14 às 17 horas
Local: Câmara Municipal
Endereço: Rua São Luiz, 424 - Centro.

2) Dia 03 de dezembro, em Delfinópolis (MG)
Horário: 9 às 12 horas - 14 às 17 horas
Endereço: Av. Padre Ivo Soares Matos, 38 - Centro.


Fonte: MPF


topo