Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Interesse Público mostra atuação do MPF por mais água para o Rio Xingu

segunda-feira, 07 de junho de 2021, 15h56

Desvio de 80% da vazão do rio para Belo Monte ameaça ecossistemas e a vida de comunidades indígenas e ribeirinhas. Edição inédita do programa vai ao ar nesta sexta-feira (04), às 20h, na TV Justiça
 


Na edição desta semana, vai ao ar a última reportagem da série Conexão Água, que mostra a atuação do MPF para garantir água potável e saneamento básico em todas as regiões do país. Desta vez, a equipe do Interesse Público vai até a Volta Grande do Xingu, no Pará, para mostrar a realidade de comunidades indígenas e ribeirinhas que estão ameaçadas pela seca artificial do rio Xingu. O Ministério Público Federal (MPF) iniciou nova ação judicial contra a usina de Belo Monte, questionando o desvio de 80% da vazão do rio para movimentar as turbinas hidrelétricas. Pareceres técnicos atestam que a quantidade de água que sobra no curso natural do rio não é capaz de sustentar a reprodução do ecossistema e coloca em xeque a sobrevivência das comunidades.

Cotas raciais – Em Alagoas, denúncias que circularam pelas redes sociais levaram o MPF a ajuizar ações civis públicas contra 12 estudantes por fraude ao sistema de cotas da Universidade Federal do estado (Ufal). Os denunciados entraram irregularmente na instituição pelo sistema de cotas étnicas. As ações judiciais expõem a gravidade dessa fraude que prejudica os verdadeiros destinatários das cotas.

Patrimônio cultural – Patrimônio histórico, material e imaterial são bens ou práticas que representam a identidade de um povo, a cultura, o passado de uma coletividade. Em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, reportagem aborda a importância do tombamento do Terreiro da Gomeia. A medida atende ao anseio da coletividade e dos povos de terreiro, que buscam o tombamento para viabilizar a proteção do patrimônio histórico e cultural. Para o MPF, essa é também uma forma de assegurar a realização de projetos sociais no local.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.


Fonte: MPF


topo